Nesta quarta-feira, 24 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) promoveu um encontro técnico dedicado a debater com gestores dos entes subnacionais o ensino da matemática no Brasil. A reunião antecede o lançamento oficial do Compromisso Nacional Toda Matemática, iniciativa que buscará consolidar a cooperação entre União, estados e municípios na promoção de estratégias para elevar a qualidade da aprendizagem dessa área de conhecimento da educação básica.
O encontro reuniu autoridades da pasta, representantes de conselhos, secretarias estaduais e municipais de educação, além de especialistas da área, em um esforço coletivo para fortalecer a formação docente e a aprendizagem da matemática. “Quando a gente coloca todos esses representantes juntos aqui, a gente está dando um sinal de que essa é uma política a ser implementada a muitas mãos”, destacou o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Alexsandro Santos.
A programação apresentou evidências acadêmicas que podem subsidiar práticas pedagógicas mais eficazes. O evento também abriu espaço para a troca de experiências entre os presentes. Para a professora de matemática e representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no estado do Piauí, Silmara Carvalho, o evento reforçou a importância do apoio técnico do Ministério e da participação social na implementação da política.
“A gente estar nesse momento com o MEC e com todo esse grupo, engajados para a educação da matemática, é muito importante para o desenvolvimento e para a aprendizagem dos nossos jovens”, afirmou.
O evento contou também com uma palestra magna do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Professor Marcelo Viana, que tratou da matemática como ciência humana e fundamental para o desenvolvimento do país.
Para finalizar as atividades, foi realizada uma sessão especial de exibição do documentário Counted Out — “Excluídos pela matemática”, em tradução livre — como parte das ações do MEC para o fortalecimento da percepção da importância da matemática para a soberania do país.
Contexto – Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2022 apontaram que 73% dos estudantes brasileiros apresentaram um desempenho insuficiente em matemática, resultado que colocou o país abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa atestou as grandes dificuldades dos estudantes com operações básicas de matemática, como realizar cálculos simples e converter moedas, o que compromete o exercício de uma cidadania plena.
Para enfrentar esse quadro, o Compromisso Nacional Toda Matemática integra-se a outras iniciativas do MEC já em curso para a melhoria do currículo e da aprendizagem discente nessa área de conhecimento.
Compromisso – O Compromisso Nacional Toda Matemática é uma política pública voltada ao fortalecimento da aprendizagem de matemática, que visa assegurar o direito ao ensino da matemática de qualidade para todos e promover a melhoria contínua do desempenho acadêmico e dos resultados de aprendizagem matemática dos alunos ao longo de toda a educação básica, por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino e escolas em diversas estratégias. O Compromisso pretende reduzir desigualdades regionais e sociais, impulsionando a aprendizagem e consolidando a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país como um todo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação