Seminário Bolsa Família em Ação reforça apoio às gestões locais no Maranhão

Geral

Reforçar o diálogo e dar suporte para o fortalecimento das gestões locais e, com isso, melhorar a vida das pessoas. Esses são alguns dos objetivos centrais do seminário Bolsa Família em Ação, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc).

Nesta terça-feira (30.09), o projeto chegou a São Luís, reunindo gestores dos municípios maranhenses. A secretária de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino, participou do primeiro dia de atividades, onde palestrou sobre fundamentos do programa para os mais de 700 técnicos presentes no seminário.

Um dos pontos destacados pela secretária foi o impacto de integrar a política de transferência de renda com outras ações, de modo que o programa seja instrumento de combate à fome e, também, às desigualdades. Em setembro, o Bolsa Família chegou a 1.165.439 milhão de domicílios no Maranhão.

“Para que a gente possa combater as desigualdades, é preciso olhar para essa família não só como assistência social, mas para além da transferência de renda, fechar o ralo da desigualdade. Como? Olhar para as questões de saúde e educação de crianças e adolescentes, investir no presente para que no futuro eles não dependam mais do programa”, pontuou a secretária.

Para Aquino, o seminário corrobora para que o programa chegue para as famílias que mais precisam.”(Espero) que, com essa iniciativa, a gente traga mais qualidade no atendimento das famílias e mais informações sobre o programa, combatendo também a disseminação de notícias falsas, as fake news”, disse.

As condicionalidades de saúde e educação foram norteadoras do primeiro dia de encontro, que segue até a quarta-feira (1.10). A diretora de Condicionalidades do MDS, Itanamara Guedes, atentou que o programa se propõe a assegurar a proteção social dessas famílias desde a infância..

“As condicionalidades são o acesso dessas famílias ao programa. O Bolsa Família em Ação tem objetivo de incentivar a articulação dessas políticas, de forma intersetorial, na perspectiva de garantir a proteção social na ponta. A gente sabe que o Brasil é um país diverso e cada região tem as suas especificidades”, afirmou a diretora.

Troca de conhecimento

O seminário é realizado em estados onde a gestão do programa precisa de mais atenção para encontrar soluções conjuntas na gestão de benefícios, no acompanhamento das condicionalidades e  na integração com as demais políticas públicas, incluindo ações com o Cadastro Único e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o uso adequado dos recursos gerados pelo Índice de Gestão Descentralizada (IGD).

A busca por mais informações técnicas sobre a proteção social trouxe a gestora do programa no município de Buritirana, Geyssa Gomes, ao seminário em São Luís. Além das palestras, o evento permite que os representantes dos municípios consultem os técnicos do MDS para tirar dúvidas,além de criar um espaço para a troca de experiências entre os participantes. 

“Estou há pouco mais de dois anos coordenando o Bolsa Família e o Cadastro Único, e vim buscar mais conhecimento para levar ao nosso município, adequando as novas normativas. É muito importante”, avaliou Geyssa.

Para o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Maranhão, Jairo Dias, o trabalho desempenhado ajuda a conscientizar a sociedade sobre a importância do programa. “O Bolsa Família é um direito e, nós, nos conselhos, como nos equipamentos da assistência social, precisamos fazer com que esse direito chegue às populações mais vulneráveis”, avaliou.

Assessoria de Comunicação – MDS

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome