Nesta quarta-feira (14), a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) participou do 1º Fórum Virtual para Organizações Antidopagem da América Latina e Caribe, promovido pela Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA). O encontro virtual contou com a presença de 117 participantes, representando 41 organizações de 38 países da região, e teve como foco o compartilhamento de boas práticas e o fortalecimento da cooperação entre instituições antidopagem.
A presidente da ABCD, Adriana Taboza, agradeceu a oportunidade de apresentar as ações da entidade brasileira no fórum e defendeu a atuação conjunta entre os países latino-americanos e caribenhos.
“A ABCD acredita firmemente que a região da América Latina e do Caribe é mais forte quando unida. Ao nos unirmos e trabalharmos colaborativamente, como fizemos neste fórum, podemos assumir um papel de liderança na comunidade global antidopagem e continuar a dar grandes passos para garantir igualdade de condições para atletas em todo o mundo”, declarou.
O coordenador-geral de Operações da ABCD, Anthony Moreira, também teve participação ativa no encontro, apresentando os principais resultados e objetivos do Fórum Brasileiro Antidopagem, realizado anualmente com representantes de entidades como o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, ANVISA, COB, CPB, Comissão Nacional de Atletas e Polícia Federal.
O Diretor da AMA/WADA para a América Latina e o Caribe, Francisco León, enfatizou a importância da colaboração regional no combate ao doping no esporte. “A WADA aprecia o entusiasmo e o engajamento que testemunhamos de nossos parceiros latino-americanos e caribenhos que participam do fórum. Acima de tudo, o objetivo era proporcionar uma oportunidade para que as Organizações Antidopagem da América Latina e do Caribe se reunissem como uma comunidade e lhes proporcionasse acesso direto à equipe e à expertise da WADA”, afirmou.
Ações da AMA/WADA
Durante o evento, a AMA/WADA apresentou atualizações sobre suas atividades na região e promoveu uma palestra sobre o trabalho do setor de Inteligência e Investigações. Uma sessão interativa de perguntas e respostas também foi realizada com os participantes.
Outro destaque do evento foi a apresentação das ações antidopagem previstas para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção 2025, com colaboração entre AMA/WADA e Panam Sports. Também foi mencionada a realização dos Jogos Escolares Sul-Americanos 2025, que ocorrerão em dezembro em Brasília (DF), com presença confirmada da WADA e da ABCD.
O 1º Fórum Virtual para Organizações Antidopagem da América Latina e Caribe marcou um importante passo rumo à integração regional e à promoção de um esporte mais limpo e justo em todo o continente.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte