Ação educacional sobre antidopagem é destaque em evento de Wrestling na cidade de Serra (ES)

Esporte

Na manhã deste sábado, 19 de julho, a cidade de Serra, no Espírito Santo, recebeu não apenas grandes disputas entre atletas de diversas categorias, mas também de uma importante iniciativa educacional voltada ao esporte limpo. Durante a realização do Circuito Nacional Sul-Sudeste e do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) por Equipes de Base, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), em parceria com a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), promoveu uma palestra sobre antidopagem com o tema: “Regras antidopagem: o que todo atleta precisa saber”.

A atividade foi realizada antes do início das competições, às 7h45, na Arena Jacaraípe, com participação obrigatória para todos os atletas inscritos. Com um público de mais de 200 pessoas (atletas, treinadores, gestores e familiares), a apresentação foi conduzida pela coordenadora-geral de Educação da ABCD, Ana Bonetti. Ela abordou os princípios da educação antidopagem, explicou a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos, alertou sobre os riscos associados ao uso de suplementos e apresentou a ferramenta Check Jogo Limpo, que auxilia os atletas na verificação de medicamentos que possam conter substâncias proibidas no esporte.

“O foco da apresentação foi o atleta. É preciso que todos entendam a responsabilidade por tudo o que usam e ingerem”, destacou Ana Bonetti. A coordenadora da ABCD ainda elogiou a estrutura do evento e o cuidado da CBW com os jovens atletas. “Fiquei impressionada com o número de crianças e adolescentes envolvidos e com a organização da competição. Acompanhar as lutas da manhã foi uma experiência enriquecedora. Aprendi sobre as diferenças entre a luta livre e a greco-romana, as categorias e, principalmente, percebi o compromisso da CBW com a formação integral dos atletas.”

“O processo de formação de atletas passa, necessariamente, pela formação de cidadãos conscientes. A informação é uma das principais ferramentas no combate à dopagem e garante a integridade das competições e a saúde dos nossos jovens talentos”, destacou o presidente da CBW, Flávio Cabral Neves.

A parceria entre as entidades reforça o compromisso com o esporte limpo e com a promoção de valores éticos, essenciais à prática esportiva em todos os níveis.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte, com informações da CBW

Fonte: Ministério do Esporte