Acordo permitirá integrar forças militares e bombeiros às operações de resposta a desastres

Geral

Brasília (DF) – Para fortalecer as ações de resposta a desastres da Defesa Civil Nacional, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) firmou dois protocolos de atuação integrada com os ministérios da Defesa (MD) e da Justiça e Segurança Pública. Os protocolos foram publicados nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU). Confira aqui e aqui a íntegra dos documentos.

Na prática, diante de uma ocorrência de desastre, o protocolo firmado com o Ministério da Defesa permitirá ao MIDR acionar meios do MD para ações de defesa civil. “Dessa forma, será possível acionar tropas, aeronaves, embarcações, caminhões, entre outros recursos, para ajudar em ações de resposta, busca e salvamento e combate a incêndios, por exemplo”, explicou o coordenador-geral de gerenciamento de desastres da Defesa Civil Nacional, Rafael Felix.

De acordo com o protocolo, após o acionamento e utilização dos meios, o pagamento dos custos da operação será feito pela Defesa Civil Nacional. “Com isso, vamos poder adotar ações de resposta mesmo sem ter os meios próprios, o que vai aumentar nossa capacidade de atuação”, completou o coordenador.

Da mesma forma, o protocolo firmado com o Ministério da Justiça ajudará o MIDR na mobilização de equipes, formadas por bombeiros dos estados afetados por algum evento adverso, e, também, de aeronaves dos bombeiros e dos policias militares.


Outras Notícias:

Obras hídricas fortalecem a resiliência do semiárido diante da emergência climática

MIDR reconhece a situação de emergência em 12 cidades afetadas por desastres

Monitoramento diário fortalece prevenção e resposta a desastres no país

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional