Arquivo-Museu de Literatura Brasileira promove seminário para construção coletiva do Plano Museológico 2027-2031

Cultura

O Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB), da Fundação Casa de Rui Barbosa, realizará, nos dias 10 e 11 de setembro, de 14h às 18h, o evento Vozes da Literatura: Seminário para o desenvolvimento do plano museológico do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, na sede da Fundação, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O encontro será dedicado à construção coletiva do Plano Museológico 2027–2031, reunindo diferentes vozes e contribuições para orientar as ações do AMLB nos próximos anos.

A elaboração e a execução de um Plano Museológico constituem exigência legal para todos os museus, conforme previsto na Lei nº 11.904/09 e no Decreto nº 8.124/2013. Mais do que cumprir a legislação, esse instrumento será fundamental para afirmar o AMLB como um espaço dedicado à preservação e à difusão do patrimônio literário, ampliando a inclusão social e fortalecendo a interação com a comunidade e demais instituições culturais.

A programação contará com quatro eixos de discussão, que buscam promover a colaboração da sociedade na elaboração desse documento orientador. Os tópicos serão apresentados por especialistas convidados que compartilharão experiências de referência, seguidas por momentos de diálogo e construção coletiva de propostas para a instituição.

Na abertura do seminário, no dia 10, a partir das 14h, a mesa “Arquivar a própria vida” – uma conversa com doadores de arquivos pessoais será mediada por Joelle Rouchou, jornalista e doutora em comunicação pela ECA/USP. Os convidados desta mesa são representantes de importantes arquivos de personalidades fundamentais para nossa história e cultura. Estarão presentes Julia Moraes (Arq. Vinicius de Moraes), Cesário Franco (Arq. Afonso Arinos) e Maria Helena Leitão (Arcevo Silvio Leitão).

Às 16h é a vez da mesa A terceira margem da pesquisa – a mediação das coleções a partir de parcerias com mediação da museóloga e professora associada da Unirio, Alejandra Saladino. Os convidados são Rosangela Rangel (AMLB), Elvia Bezerra, Pesquisadora e ex-coordenadora de literatura do Instituto Moreira Salles Marcelo Santos (UniRio) e Ananda Borges Paranhos (AMLB).

Abrindo a programação do segundo dia do seminário, no dia 11, a partir das 14h, a mesa “Lirismo funcionário público”: criando redes internas será composta por representantes da Fundação Casa de Rui Barbosa. A mediação será da Maria de Andrade, chefe do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, e terá como convidados o presidente da FCRB, Alexandre Santini, Marcelo Viana, Chefe do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa, Lucia Veloso, diretora do Centro de Memória e Informação da FCRB e Ana Lígia Silva Medeiros, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervo da FCRB.

Encerrando o seminário Vozes da Literatura: Seminário para o desenvolvimento do plano museológico do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, às 16h, a mesa  A invenção do hoje –  A interlocução entre literatura e seus público será conduzida pela museóloga Maria Fernanda Pinheiro Oliveira e terá como convidados a diretora executiva e coordenadora do setor de Pesquisa e Documentação do Ipeafro, Clícea Maria, o professor e Doutor em Teoria Literária (UFRJ), Pedro Alegre Pina Galvão e Marcelo Velloso, diretor executivo do Museu de Arte do Rio.

O evento é gratuito e as inscrições devem ser realizadas neste link.

Serviço:
Seminário Vozes da Literatura: Seminário para o desenvolvimento do plano museológico do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira
Data: 10 e 11 de setembro
Horário: 14h às 18h
Local: Jardim da Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita, mediante inscrição prévia pelo formulário online

Fonte: Ministério da Cultura