Arte, filosofia e história dão o tom na segunda semana de setembro do ciclo Mutações – Constelações do Imaginário

Cultura

O ciclo Mutações – Constelações do Imaginário, da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), segue sua programação com reflexões sobre filosofia, arte e história como ferramentas para compreender e reorganizar o mundo contemporâneo. Entre os dias 9 e 11 de setembro, o público poderá acompanhar três palestras com nomes de destaque do pensamento e da crítica cultural, que discutem os desafios do tempo presente a partir da imaginação como potência criadora.

Na terça-feira, 9 de setembro, o curador e professor Luiz Camillo Osorio apresenta Do Museu Imaginário às Constelações Imaginárias: o que Pode o Gesto Curatorial. A palestra investiga como a curadoria pode criar novas formas de ver e pensar em meio ao excesso de imagens e às mediações tecnológicas que moldam a experiência dos museus. Inspirado no conceito de “museu imaginário”, de André Malraux, Osorio propõe o gesto curatorial como prática criativa, capaz de construir conexões simbólicas e abrir caminhos para uma percepção mais crítica e diversa da arte contemporânea.

Na quarta-feira, 10 de setembro, o professor e crítico de arte Guilherme Wisnik apresenta Faber ou Ludens?, uma reflexão sobre a relação entre técnica e imaginação ao longo da história da humanidade. A partir da análise de pinturas rupestres na Serra da Capivara (PI), Wisnik questiona se somos “sapiens” por nossa capacidade técnica (homo faber) ou por nossa vocação imaginativa (homo ludens), ressaltando a arte como expressão do desejo e do ritual.

Encerrando a semana, na quinta-feira, 11 de setembro, o filósofo Pedro Duarte discute “A Imaginação do Futuro, o Futuro da Imaginação. A conferência aborda o esvaziamento da ideia de futuro na sociedade contemporânea, marcada por um presente contínuo e sem horizonte transformador. Inspirando-se em pensadores como Hannah Arendt, Octavio Paz e Franco “Bifo” Berardi, Duarte defende o papel da arte e da imaginação como instrumentos para descolonizar o tempo e abrir espaço a futuros possíveis, imprevisíveis e criativos.

A participação presencial será limitada à capacidade do auditório (280 lugares), com entrada por ordem de chegada. Recomenda-se chegar com antecedência para garantir lugar.

Acompanhe ao vivo pelo canal do YouTube da Fundação

Sobre o Mutações

O programa Mutações nasceu em 2007 com o objetivo de oferecer um espaço singular de reflexão diante das rápidas e profundas transformações que impactam a cultura e a sociedade. Idealizado por Adauto Novaes, filósofo e jornalista, o projeto propõe estabelecer, em meio às mutações do nosso tempo, formas potentes de pensar, estimulando o pensamento crítico e o diálogo entre ideias em um contexto marcado por incertezas e reconfigurações. A realização é da Fundação Casa de Rui Barbosa, por meio do Instituto Rui Barbosa de Altos Estudos em Cultura (IRBæc), em parceria com a produtora Artepensamento.

Sobre Luiz Camillo Osorio

Professor Associado II do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, pesquisador do CNPQ e curador do Instituto PIPA. Entre 2009 e 2015 foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2015 foi o curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza.

Sobre Guilherme Wisnik

Professor de arquitetura e urbanismo na USP, colunista do jornal Folha de S. Paulo e autor de livros como Lucio Costa, Caetano Veloso e Estado crítico: à Deriva nas Cidades. Editou o volume 54 da revista espanhola 2G (2010) sobre a obra de Vilanova Artigas e publicou ensaios em livros como Brazil ‘s Modern Architecture, Álvaro Siza Modern Redux e O Desejo da Forma”. É membro da Associação Paulista de Críticos de Arte e da Latin American Studies Association. Crítico de arte e arquitetura, foi curador do projeto de Arte Pública Margem (Itaú Cultural, 2008-10) e das exposições Cildo Meireles: Rio Oir (Itaú Cultural, 2011) e Paulo Mendes da Rocha: a Natureza como Projeto” (Museu Vale, 2012). Foi o curador geral da 10ª. Bienal de Arquitetura de São Paulo (2013).

Sobre Pedro Duarte

Doutor em filosofia pela PUC-Rio, onde é professor na graduação, pós-graduação e especialização em Arte e Filosofia. Foi professor visitante nas universidades de Brown (EUA) e Södertörns (Suécia). É autor dos livros Estio do Tempo: Romantismo e Estética Moderna e A Palavra Modernista: Vanguarda e Manifesto”. Prepara Tropicália, para a coleção O Livro do Disco”. Publicou capítulos em livros e artigos em periódicos acadêmicos e veículos da mídia. Desenvolve pesquisas voltadas para filosofia contemporânea, estética, cultura brasileira e história da filosofia.

Serviço:

Mutações – Constelações do Imaginário
Palestra: Do Museu Imaginário às Constelações Imaginárias: o que Pode o Gesto Curatorial
Palestrante: Luiz Camillo Osorio

Data: 09/10/2025
Horário: 18h
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo – Rio de Janeiro
Entrada gratuita | Evento presencial com transmissão pelo Youtube @canalfcrb


Palestra: Faber ou Ludens?
Palestrante: Guilherme Wisnik
Data: 10/09/2025
Horário: 18h
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo – Rio de Janeiro
Entrada gratuita | Evento presencial com transmissão pelo Youtube @canalfcrb

Palestra: A Iaginação do Futuro, o Futuro da Imaginação
Palestrante: Pedro Duarte
Data: 11/09/2025
Horário: 18h
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo – Rio de Janeiro
Entrada gratuita | Evento presencial com transmissão pelo Youtube @canalfcrb 

Fonte: Ministério da Cultura