Nesta quarta-feira (10), das 19h às 21h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), localizada na 506/507, W3 Sul, na capital federal, será palco de uma exibição gratuita e ao ar livre do projeto Cine Pipoca no Rolê, iniciativa itinerante da Universidade de Brasília (UnB).
O público poderá assistir a dois filmes brasileiros de grande sensibilidade: a animação Maluum, dirigida por Luísa Copetti, e o documentário Das Raízes às Pontas, de Flora Egécia. A proposta é proporcionar acesso à produção audiovisual nacional e estimular a reflexão sobre temas sociais e culturais a partir da arte.
A sessão é fruto de uma parceria entre a Biblioteca Demonstrativa, a Fundação Cultural Palmares e estudantes do curso de Audiovisual, além de outros cursos da UnB. O projeto utiliza uma Kombi-casa como estrutura itinerante para levar cinema a diferentes Regiões Administrativas do Distrito Federal, sempre em espaços públicos e de forma gratuita.
“O Cine Pipoca no Rolê vai ocupar a rua em frente à Biblioteca Demonstrativa com cinema, diversidade e inclusão. É um gesto simples, mas poderoso: transformar a calçada em sala de exibição e lembrar que a cultura só cumpre seu papel quando chega a todos e todas. O cinema, vivido assim, em comunidade, nos mostra a força que essas experiências têm de ampliar olhares e transformar realidades”, ressalta a professora da Faculdade de Comunicação da UnB e coordenadora do Cine Pipoca no Rolê, Rose May Carneiro.
Mais sobre o projeto
Em 2025, o Cine Pipoca no Rolê amplia seu alcance com um programa de atividades culturais, cinematográficas e educacionais em parceria com a Fundação Cultural Palmares e a Biblioteca Demonstrativa. A proposta conecta cinema, literatura e direitos humanos, com foco no empoderamento de mulheres e adolescentes, na educação crítica e no estímulo a debates sobre políticas públicas, legislação e enfrentamento à violência contra as mulheres no Brasil.
Inspirado na metodologia dialógica de Paulo Freire, na escrevivência de Conceição Evaristo e no Cinema Verdade (Kino Pravda), o projeto adota uma abordagem bianual que integra audiovisual, literatura, poesia, música, ciência e comunicação comunitária. A ideia é fortalecer o artivismo como ferramenta de resistência e promover transformações sociais a partir da arte e da coletividade.
Para acompanhar a programação das próximas exibições do Cine Pipoca no Rolê, basta seguir o perfil no Instagram @cine.pipocanorole, onde são divulgados os locais e horários das atividades.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Fonte: Ministério da Cultura