Brasil e Alemanha fortalecem diálogos com foco no desenvolvimento do setor energético

Geral

Na última sexta-feira (27/06), o Ministério de Minas e Energia (MME) fortaleceu o diálogo com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) com o objetivo de construir novas oportunidades de cooperação que promovam o desenvolvimento do setor energético e a descarbonização da economia. Na ocasião, foram debatidas iniciativas que possam estimular investimentos no setor.

Os representantes do MME destacaram o esforço para criar um ambiente regulatório e atrativo para as tecnologias de energia limpa e renovável, como aquelas relacionadas à hidrogênio e eólicas offshore. Além disso, foi enfatizado que o país tem potencial para ofertar ao mundo minerais estratégicos para transição energética e é também atrativo para a indústria de transformação mineral.

O secretário de Transição Energética e Planejamento (SNTEP), Gustavo Ataide, reforçou que é uma prioridade para o Governo Federal consolidar uma matriz energética mais limpa: “A transição energética, a transformação e a descarbonização das economias são pautas prioritárias do governo. Em várias oportunidades, o ministro Alexandre Silveira e o presidente Lula deixaram bem claro o compromisso do Brasil em avançar e passar um recado para o mundo, principalmente nesta oportunidade em que vamos sediar a COP30”.

Na ocasião, o secretário falou sobre os estudos que estão em andamento para apoiar o planejamento do setor energético, como o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2035), o Plano Nacional de Energia (PNE 2055) e o Plano Nacional de Transição Energética (PNTE).

A reunião contou também com representantes da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM) e da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SNPGB).

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia