O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nesta quarta-feira (15/5), a reunião do Grupo de Trabalho Bilateral (GTB) Brasil–Argentina, criado a partir do Memorando de Entendimento sobre Desenvolvimento de Infraestrutura, Interconexão e Exportação de Gás Natural, firmado entre os dois países em novembro de 2024.
Coordenado pelo secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, e pela secretária de Energia da Nação da Argentina, María Tettamanti, o GTB avaliou o progresso das ações do Comitê Técnico, responsável por estudar alternativas de interligação entre os sistemas de gás dos dois países — com possibilidade de envolvimento de outras nações da região.
Durante a reunião, os secretários destacaram o bom andamento dos trabalhos técnicos e reforçaram a relevância da integração gasífera para o fortalecimento energético da América do Sul. O Comitê Técnico também vem dialogando com agentes privados para mapear oportunidades e desafios relacionados à interconexão da malha de gás natural.
Na ocasião, Tettamanti e o subsecretário de Hidrocarbonetos da Argentina, Federico Veller, confirmaram presença no seminário “Desafios e Soluções para a Integração Gasífera Regional”, que será realizado em 22 de maio, no auditório do subsolo do MME, em Brasília (DF).
O evento reunirá especialistas, autoridades e representantes da cadeia do gás natural no Brasil, Argentina e Bolívia, com painéis dedicados aos temas de oferta, transporte, comercialização, serviços locais de distribuição e o papel do consumo na consolidação da integração regional.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn