Brasil é convidado de honra no 59º Festival Off Avignon

Cultura

Reconhecendo a importância da internacionalização das artes brasileiras, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com o Festival Off Avignon e diversas iniciativas independentes, realiza programação especial tendo como foco a promoção do teatro brasileiro nos circuitos internacionais, hoje reunidos para o maior festival de artes cênicas do mundo: o Festival de Avignon, na França, que este ano completa 79 edições. No contexto do Ano Cultural Brasil-França, a Funarte integra e celebra a promoção do Brasil como convidado de honra da 59ª edição do Festival Off Avignon, a mostra paralela do Festival de Avignon, um espaço de promoção de intercâmbios e articulações entre artistas, gestores e programadores de todo mundo. De 5 a 26 de julho, a programação destaca um panorama da cena brasileira, evidenciando sua diversidade cultural e a contemporaneidade das reflexões e relações artísticas do país, em variadas ações. A comitiva brasileira inclui a presidenta da Funarte, Maria Marighella, e a diretora de Fomento e Difusão Regional, Aline Vila Real.

Firmado a partir de acordo entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emanuel Macron e composto por uma extensa programação, promovida pelos Ministérios da Cultura e de Relações Exteriores de ambos os países, o Ano Cultural Brasil-França tem o intuito de dar impulso à relação bilateral, fortalecer respostas conjuntas aos desafios contemporâneos e mostrar a riqueza e diversidade das criações tanto do Brasil quanto da França. “Nesse contexto, as artes são flecha: apontam para a construção de novos imaginários, reivindicam identidade e inventividade e promovem o encontro e o respeito mútuo à diversidade que constitui cada país”, afirma a presidenta da Funarte, Maria Marighella.

Para tanto, a Funarte, por meio do seu Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais, apresentou dois instrumentos de seleção pública para fortalecer esta grande comitiva brasileira: a Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais – Apoio a Participação em Eventos; e a Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais – Apoio a participação de Jovens Criadores(as). Somam-se a estas iniciativas a realização da programação Funarte Foco Brasil, a partir da ocupação do ponto de encontro do Festival Off Avignon — o Village du Off –, somada a diversas programações associadas, que contam também com o apoio de divulgação da Funarte.

A programação de abertura contou com a conferência “No tempo o corpo bailarina”, com a mestra das artes Leda Maria Martins, ao lado do premiado dramaturgo e diretor teatral Márcio Abreu. Fechando a data, em parceria com a Plataforma Brasil da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), o artista baiano Fábio Osório Monteiro apresentou o espetáculo “Bola de Fogo”, em que abre seu tabuleiro de baiana de acarajé.

No dia seguinte, destaque para a mesa “Território, Memória e as Artes Brasileiras Contemporâneas”, com Zahy Tentehar e Guilherme Cunha. Zahy é artista indígena, autora do solo “Azira’i”, narrado a partir de sua trajetória desde a aldeia de sua mãe, no Maranhão, e está na programação do Festival Off Avignon integrando a Plataforma Brasil (MITsp), com o apoio da Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 – Temporada Cultural Brasil-França: Participação em Eventos. Guilherme é artista visual e curador do projeto Retratistas do Morro, desenvolvido a partir da periferia de Belo Horizonte, Minas Gerais, que também conta com o apoio da Bolsa de Apoio a Participação de Eventos para estar no Festival de Fotografia de Arles, que acontece no mesmo período.

A programação também inclui as oficinas “Dramaturgia da Montagem – O Documento na Cena Contemporânea”, com Janaina Leite, e “O Corpo na Cena”, com Cristina Moura; e apresentações musicais, como a da multiartista Jéssica Gaspar, que circula com o apoio do Programa Ibermúsicas e transita entre a música popular brasileira e o afrohouse, celebrando a herança afro-brasileira e a força das mulheres negras; e do DJ e pesquisador Zek Picoteiro, que pesquisa a música amazônica do Pará.

O público internacional também vai conferir leituras dramáticas de dois textos brasileiros traduzidos para o francês, extraídos da antologia “Théâtre brésilien contemporain” (2015), que reúne 14 peças de autores da nova geração, publicada com apoio dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores do Brasil. 

Já o “Janela Brasil” será o espaço dedicado às rodadas de negócios, oferecendo aos artistas brasileiros a oportunidade de apresentar seus trabalhos a programadores e curadores internacionais.

“Celebramos e nos unimos a todos os agentes e iniciativas desta Cooperação e de todos os brasileiros que integram a programação do Festival que trabalham para o fortalecimento das artes e das políticas públicas que construímos neste momento no Brasil”, afirma a presidenta da Funarte.

COMITIVA DE JOVENS CRIADORES(AS) – Pela primeira vez, uma comitiva formada por jovens artistas brasileiras(os) participa do World Young Professional Performing Art Meetings (WYPPAM). A ação, inédita, é realizada por meio do Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 – Temporada Cultural Brasil-França: participação de jovens criadores(as). Composto por dez artistas de 18 a 29 anos, oriundas(os) de todas as regiões do país, o grupo, com Alanis Mahara (PR), corpo julio (MG), Emy Santos (MS), Keila Maschio Pires (SP), Lírio do Pará (PA), Lorena Zanetti (RS), Quemuel Costa (RN), Ultra Martini (DF), Vinícius Précoma (SP/PR) e Zé de Brito (CE), fará parte da agenda artística, pedagógica e institucional do WYPPAM, que oferece um percurso integrado entre os festivais In e Off Avignon, numa imersão entre jovens criadoras(es) de diferentes países – além do Brasil, Alemanha, Armênia, Canadá, Cazaquistão, Escócia, Estados Unidos, França, Romênia, Turquia, Uzbequistão e Suécia.

Programação completa

OCUPAÇÃO NO VILLAGE

Dia 05, sábado

  • 10h30 e 14h30 – MESA-REDONDA: “O Brasil do Festival Off Avignon: que imaginários? Que linguagens? Que formas?” – parceria com France Amérique Latine e FALMag

  • 16h30 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA: “No tempo o corpo bailarina”, com Leda Maria Martins e Marcio Abreu

  • 18h00 – ABERTURA OFICIAL: com participação de Maria Marighella, presidenta da Funarte

  • 19h30 – MÚSICA: “Happy hour brasileiro”, DJ set com Les Nuits Sauvages

  • 23h00 – ESPETÁCULO: “Bola de Fogo”, de Fábio Osório Monteiro – parceria com Plataforma Brasil e MITsp

  • 23h00 – SOM DO OFF: Jéssica Gaspar

Dia 06, domingo

  • 10h30 – MESA-REDONDA: “Território, Memória e as Artes Brasileiras Contemporâneas”, com Zahy Tentehar e Guilherme Cunha

  • 12h00 – MÚSICA E GASTRONOMIA: “Almoço brasileiro dançante” – parceria com La Terreirada

  • 14h00 – OFICINA: “Dança Afro”, com Isis Oliveira – parceria com La Terreirada

  • 15h00 – CAMINHADA: “Salve a Selva”, com FALtimbanques e Roda de Samba de Avignon – parceria com France Amérique Latine

  • 16h00 – MÚSICA: “Baile Familiar”, DJ set com Radio Minus – parceria com France Amérique Latine

  • 20h00 – MOSTRA DE FILMES: mostra de curta-metragens – parceria com La Terreirada

  • 22h00 – ESPETÁCULO: “Bola de Fogo”, de Fábio Osório Monteiro – parceria com Plataforma Brasil e MITsp

  • 23h00 – SOM DO OFF: Zek Picoteiro

Dia 07, segunda

  • 17h00 – CAMINHADA: “Salve a Selva”, com FALtimbanques e Roda de Samba de Avignon – parceria com France Amérique Latine

  • 18h00 – ESPETÁCULO: “Almas Verdes”, de FALtimbanques – parceria com France Amérique Latine

Dia 10, quinta

  • 14h00 – MESA-REDONDA: “A importância de manter e aumentar a circulação internacional das artes cênicas nos palcos do mundo”, com participação de Aline Vila Real, diretora de Fomento e Difusão Regional da Funarte

Dia 12, sábado

  • 10h30 – JANELA BRASIL: pitching

  • 10h30 – OFICINA: “Dramaturgia da Montagem – O Documento na Cena Contemporânea”, com Janaina Leite

Dia 13, domingo

  • 10h30 – OFICINA: “O Corpo na Cena”, com Cristina Moura

Dia 18, sexta

  • 10h30 – LEITURA: “Dramaturgias Brasileiras Contemporâneas”, com “Lettre à Elise”, de Grace Passô, e “Agreste”, de Newton Moreno, lidos por Alan Castelo

Dia 22, terça

  • 18h00 – MOSTRA DE FILMES: “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho – parceria com Cine Utopia

  • 21h30 – MOSTRA DE FILMES: “Máquina do Desejo”, de Joaquim Castro e Lucas Weglinski – parceria com Cine Utopia

PLATAFORMA BRASIL

  • “Aziraí”, de Zahy Tentehar

5, 6, 7, 8, 9, 11, 12 e 13, às 17h25

No La Manufacture – Chateau Saint Chamand

  • “História do Olho”, de Janaina Leite

5, 6, 7, 8, 9, 11, 12 e 13, às 20h00

No La Manufacture – Chateau Saint Chamand

  • “Bola de Fogo”, de Fábio Osório Monteiro

7, 8, 9, 11 e 12, às 18h00

Na Place de la Principale

  • “Eles Praticam Dança Contemporânea”, de Leandro Souza

5, 6, 7, 8, 9, 11, 12 e 13, às 22h30

No La Scierie – Hangar

  • Conferências: Geni Núñez, Vladimir Safatle e Rosane Borges

OUTRAS PROGRAMAÇÕES

  • “Nastácia”

5 a 26, exceto 8, 15 e 22, às 21h30

No Adresse (L’)

  • “Roda Favela”

7 a 24, exceto 11 e 18), às 21h30

No Espaces Mistral

  • “La Roue de La Vie”

5 a 26, exceto 7, 14 e 21, às 15h45

No 3S – Le Quatre

  • “Dança Boba”

5 a 26, exceto 7, 14 e 21, às 18h10

No 3S – Le Quatre

  • “Brésil 2016 – L’Heure de L’Effroi”

5 a 26, exceto 8, 15 e 22, às 13h05

No Atypik Théâtre

  • “La Fille de Don Père”

8, às 18h00

No Atypik Théâtre

  • “Pedros, Portraits Croisés D’Un Père et Son Fils”

5 a 21, dias ímpares, exceto 17, às 15h35

No La Manufacture – Chateau Saint Chamand

Fonte: Ministério da Cultura