Brasil e Quênia firmam parceria para promover o turismo entre os dois países

Turismo

O Brasil e o Quênia deram um passo significativo para intensificar as relações bilaterais no setor de turismo. Nesta sexta-feira (16.05), a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, representando o ministro Celso Sabino, assinou um Memorando de Entendimento com o ministro das Relações Exteriores do Quênia, Musalia Mudavadi. O documento estabelece uma nova fase de cooperação entre os dois países, com foco no desenvolvimento do turismo sustentável.

O objetivo do memorando é ampliar o fluxo de turistas entre Brasil e Quênia, fortalecer a imagem internacional dos destinos e impulsionar o setor, com benefícios mútuos. A parceria inclui troca de informações e experiências, promoção conjunta em eventos internacionais, estímulo a investimentos, capacitação de profissionais e incentivo a segmentos como o turismo gastronômico, de natureza, esportivo, cultural e acessível. Também são previstas ações como o intercâmbio de especialistas e a participação em feiras, simpósios e fóruns multilaterais.

“A cooperação internacional é essencial para o fortalecimento do turismo. O Brasil está de portas abertas para receber mais visitantes e, também, apoiar o desenvolvimento sustentável em outros países, com base na troca de conhecimento e boas práticas”, afirmou Ana Carla Lopes.

Durante a cerimônia, o ministro queniano Musalia Mudavadi destacou o fortalecimento das relações bilaterais e a importância da expansão e da diversificação do comércio, dos investimentos e da cooperação técnica, cultural e humanitária entre os dois países.

COP30 – Em 2024, Brasil e Quênia celebraram 60 anos de relações diplomáticas. O chanceler brasileiro Mauro Vieira reforçou os laços históricos entre os países e destacou a importância da participação do Quênia na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, de 10 a 21 de novembro deste ano.

“Brasil e Quênia são nações em desenvolvimento com aspirações e desafios comuns. Compartilhamos uma visão convergente sobre temas globais, como a reforma da governança internacional e o enfrentamento da mudança do clima”, declarou o ministro Mauro Vieira.

AFROTURISMO – O fortalecimento do turismo de base cultural também está entre as prioridades da agenda bilateral. O Ministério do Turismo desenvolve ações voltadas ao afroturismo por meio do Programa Rotas Negras, que promove experiências turísticas valorizando a ancestralidade africana em territórios urbanos e rurais. A iniciativa amplia oportunidades de inclusão e o protagonismo das populações negras, estreitando os vínculos históricos e culturais entre Brasil e África.

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo