Brasília (DF) – O Portal Capacidades alcançou gestores de mais da metade dos municípios brasileiros desde o seu relançamento. Ao todo, servidores de 3.084 cidades utilizaram a plataforma. Os dados são da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, responsável pela iniciativa. O Capacidades tem tido destaque na formação técnica de agentes públicos e na promoção de políticas urbanas em todo o país.
A plataforma registrou mais de 77 mil inscrições nos cursos disponibilizados entre 2023 e 2025, sendo 22 mil realizadas por servidores públicos. O impacto do Capacidades também foi sentido por meio da emissão de cerca de 28 mil certificados, dos quais quase 10 mil foram concedidos a gestores municipais e estaduais.
“O que o Capacidades oferece é uma qualificação aos gestores que trabalham para melhorar o cotidiano da população. São conteúdos capazes de agregar valor a novas políticas públicas ou melhorar as que já existem. O que nós queremos com isso é que o cidadão sinta a diferença que uma mudança na educação pode proporcionar”, afirmou o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé Júnior.
Com 65 mil usuários ativos e mais de 1,3 milhão de impressões no Google no último ano, o Capacidades fortaleceu a sua presença digital. Hoje, a plataforma oferece 27 cursos on-line e gratuitos, além de certificações voltadas a temas estratégicos, como mobilidade urbana, regularização fundiária, saneamento básico, desenvolvimento urbano e integridade pública.
Conheça o Capacidades
Desde novembro de 2023, o portal promove, organiza e apoia ações de capacitação de gestores públicos, como cursos síncronos e assíncronos, na modalidade de educação a distância e autoinstrucionais. Também fazem parte da abrangência da plataforma a realização de eventos, webinários, seminários, oficinas e congressos, todos voltados ao desenvolvimento institucional e à modernização administrativa.
Com a recriação do Ministério das Cidades, o Capacidades passou por uma reformulação, pensando em abordar o planejamento urbano de maneira integrada. Isso envolve desde colaborações e conversas com entidades que atuam no espaço urbano até a promoção de resiliência e sustentabilidade por meio de iniciativas e interações inteligentes.
Confira mais notícias sobre o Capacidades:
Capacidades oferece cursos gratuitos sobre regularização fundiária
Confira nova série de cursos em mobilidade urbana sustentável
Capacidades: curso grátis sobre habitação de Interesse social
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br
Fonte: Ministério das Cidades