Pressionado pela opinião pública, Congresso corre atrás do prejuízo e acelera votação para reduzir benefícios fiscais

Sob intensa pressão da opinião pública e diante do desgaste provocado pela crise fiscal, a Câmara dos Deputados decidiu correr atrás do prejuízo e aprovou, nesta terça-feira (8), um requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 128/2025, que prevê a redução de pelo menos 10% nos benefícios fiscais federais de natureza tributária, financeira e creditícia. A previsão é que o projeto seja votado ainda esta semana no plenário da Casa.

Leia mais

A conta vai para o povo: o festival de irresponsabilidade do Congresso

O Congresso Nacional protagonizou, mais uma vez, um espetáculo de desconexão com a realidade do povo brasileiro. Na contramão do discurso de responsabilidade fiscal que tanto defendem quando interessa, deputados e senadores derrubaram vetos presidenciais e reintroduziram, em um texto legislativo, uma série de dispositivos conhecidos como jabutis — medidas estranhas ao tema principal — que vão impactar diretamente o bolso da população.

Leia mais

Projeto de Hugo Motta quer mais previlégios para deputados

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados apresentou  projeto de lei que extingue a proibição do acúmulo de aposentadoria como parlamentar com o salário de cargo eletivo federal. A matéria que dará mais previlégios aos deputados, foi protocolada na terça-feira (10), é assinada pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e pelos representantes do PL, PP, União Brasil, PT e PSD na Mesa Diretora.

Leia mais

Fim de isenção a títulos privados não prejudicará produtor, diz Haddad

O fim da isenção de Imposto de Renda a títulos privados e a determinados fundos não prejudicará o produtor, disse nesta quarta-feira (11) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em audiência conjunta das Comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, o ministro afirmou que a medida, que integra o pacote para compensar a alta no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), corrigirá distorções no mercado financeiro.

Leia mais

Audiência com Haddad é encerrada após desrespeitos de deputados

Após quase três horas de duração, a audiência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Câmara dos Deputados sobre as medidas de compensação ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi encerrada prematuramente. Parlamentares da oposição, que reclamaram de termos usados pelo ministro, não deixaram os demais deputados fazerem perguntas, o que levou ao fim da sessão, que era realizada de forma conjunta pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira.

Leia mais