Com recursos da Aldir Blanc, encontro celebra culturas tradicionais e populares em Macaé (RJ)

Cultura

Neste sábado (26) e domingo (27), o município de Macaé, no Rio de Janeiro, sediará o Encontro das Culturas Populares e Tradicionais da Região Norte Fluminense. Com a participação de diversas expressões culturais, o evento contará com oficinas, vivências, rodas de conversa e apresentações artísticas que celebram a diversidade e a força das tradições.

A iniciativa é realizada pelo Pontão de Cultura Ubuntu – Articulação e Memória, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Conta também com o apoio dos Pontos de Cultura Raízes de Aruanda e CIEMH2 Núcleo Cultural, coletivos que há décadas promovem a valorização das culturas populares e a articulação comunitária no estado.

“As ações do Pontão Ubuntu são fundamentais para fortalecer o vínculo com mestres e mestras das culturas tradicionais e populares. A realização do encontro exemplifica esse compromisso, promovendo um espaço de troca de saberes e experiências. Esses encontros são essenciais para valorizar, proteger e preservar as práticas culturais, além de incentivar o diálogo e a colaboração entre os diversos grupos, garantindo que as vozes dos detentores dos conhecimentos sejam ouvidas e respeitadas”, explica o diretor de Promoção da Culturas Tradicionais e Populares do MinC, Tião Soares.

Um dos objetivos do encontro é integrar a Rede da Política Nacional de Cultura Viva no estado do Rio de Janeiro, reforçando o apoio às iniciativas da sociedade civil na promoção da cultura como direito.

“A proposta do encontro vai além do entretenimento. É um momento de afirmação cultural, protagonismo comunitário e articulação entre gerações. Queremos reforçar o papel da cultura como direito e como potência de transformação social”, destaca Mestre Paulão Kikongo, coordenador de Mapeamento e Diagnóstico do Ubuntu.

Com uma programação dedicada à diversidade cultural e ao patrimônio imaterial da região, a proposta busca envolver a comunidade local e visitantes em experiências enriquecedoras, fortalecendo os laços identitários e a continuidade das tradições populares e tradicionais no Norte Fluminense.

Serviço:

Encontro das Culturas Populares e Tradicionais da Região Norte Fluminense
Data: 26 e 27 de julho de 2025 Local: Rua Azeviche, nº 20, Bairro Sol y Mar, Macaé – RJ (Entrada gratuita)

Fonte: Ministério da Cultura