Com reuniões governamentais e visitas técnicas, Mapa encerra missão em Angola

Agronegócio

A delegação brasileira capitaneada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encerrou a missão do agronegócio em Angola neste sábado (10).

Após as visitas técnicas em Malanje, a comitiva seguiu para a província de Kwanza-Norte, onde conheceu a produção de arroz, soja e milho na fazenda Unicanda.

Na quinta-feira (8), o grupo de empresários do agronegócio, junto com o adido agrícola José Guilherme Leal e o diretor de Promoção e Investimentos Estrangeiros do Mapa, André Okubo, foi recebido pelo governador da província de Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, que apresentou nas potencialidades da região e as áreas disponíveis para concessão.

Considerada uma das regiões mais adequadas para a produção de alimentos em Angola, o Planalto de Camabatela foi o destino da missão brasileira na sexta-feira (9). A delegação brasileira se juntou à comitiva do governador João Diogo Gaspar para conhecer a Fazenda Capeca.
Com enfoque na pecuária de suínos e bovinos, a propriedade também produz soja e milho irrigados em áreas de sequeiro.
No retorno à capital angolana, Luanda, a comitiva se reuniu com representantes do setor privado angolano para discutir formas de financiamento e operações de barter.

Por fim, foi realizada uma reunião com o governador da província de Moxico, Ernesto Muangala, neste sábado (10). Localizada próxima ao corredor ferroviário de Lobito e da fronteira com a República Democrática do Congo, a região também tem áreas disponíveis para a concessão de uso do solo.
De acordo com a embaixadora do Brasil em Angola, Eugênia Barthelmess, o país vem se mostrando como uma importante plataforma importantíssima de modelo de desenvolvimento agropecuário a partir da parceria com o Brasil e compartilhamento das exportações, tanto para países vizinhos, como o Congo, que tem alta demanda por alimentos, mas para toda a África Central e Meridional.

Missão Angola

O Mapa liderou a missão do agronegócio brasileiro em Angola de 5 a 10 de maio. Com a participação de cerca de 30 empresários brasileiros, a comitiva participou de reuniões governamentais e visitas técnicas nas províncias de Luanda, Malanje e Cuanza-Norte.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da primeira parte da missão e seguiu para a China na quinta-feira (8).
No retorno ao Brasil, representantes das entidades que integraram a missão vão elaborar um conjunto de propostas de ações bilaterais para ampliação da parceria entre Brasil e Angola. O documento será encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita de Estado do presidente de Angola, João Lourenço, no dia 23 de maio.

Antes disso, em Brasília, será realizado o Encontro de Ministros da África, onde também serão debatidas as propostas governamentais de cooperação na produção de alimentos, fibras e energias renováveis com foco na promoção da segurança alimentar.

Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária