Começa nesta quinta Mundial de tiro prático na África do Sul

Esporte

Com apoio do Ministério do Esporte, começa nesta quinta-feira (11) em Matlosana, na África do Sul, o IPSC Handgun World Shoot 2025, Mundial de tiro prático, no Frontier Shooting Range. A modalidade exige deslocamento, identificação e disparo de múltiplos alvos no menor tempo possível.  O evento, que segue até 28 de setembro, recebeu aporte de R$ 882 mil reais do MEsp, por meio de emendas parlamentares.

A delegação brasileira é representada por 46 atletas – 38 homens e oito mulheres -, além de dez pessoas de comissão técnica e staff, com total de 56 pessoas. Com a participação dessa equipe, o MEsp espera ampliar a representatividade técnica, otimizar o desempenho esportivo dos atletas, fortalecer a imagem da Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP), estimular o crescimento da modalidade no país, e contribuir para a formação de legado técnico e motivacional para as futuras gerações de atiradores esportivos brasileiros.

Em agosto de 2025 foi feito um importante anúncio sobre um limite revisado para a importação de armas de fogo, restringindo os competidores a um máximo de quatro armas, limitadas a dois calibres, e um total de 500 cartuchos de munição por pessoa. Devido aos regulamentos atuais do Serviço Policial Sul-Africano (SAPS), os competidores estão limitados a um máximo de quatro armas curtas, restritas a dois calibres, e a um máximo de 500 cartuchos de munição.

“O projeto apresentado pela Confederação Brasileira de Tiro Prático contempla ações coerentes com a busca de resultados esportivos expressivos, bem como a valorização da imagem do Brasil no cenário internacional, o fortalecimento da modalidade em âmbito nacional e a formação de um legado técnico para as futuras gerações. Entendo que a presença da delegação brasileira e o apoio proposto nesse evento atendem plenamente aos objetivos do Ministério do Esporte de fomentar o esporte de alto rendimento”, afirmou a secretária nacional de Excelência Esportiva do MEsp, Iziane Marques.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte