No coração da Mata Atlântica, em São Paulo, uma palmeira que caminhava para a extinção encontrou no turismo o seu maior aliado. Esta é a história da Anna Gabriella e da Ana Maria, donas da “Palmitolândia”, um empreendimento familiar que mudou o rumo da produção do palmito Juçara para protegê-lo. A solução começou nos anos 90, com a ousadia de José Osmar, que, junto com sua esposa Ana Maria, decidiu trazer sementes do palmito pupunha, uma espécie amazônica, para São Paulo.
A ideia inicial era simples: ao cultivar a pupunha, os extratores ilegais deixariam a Juçara em pé na floresta. Mas foi a chegada do turismo que consolidou a mudança. “Hoje eu falo que o turismo me salvou”, conta Anna Gabriella a filha do casal e hoje à frente do negócio. A fazenda se abriu para visitantes, trocando o combate direto pela educação ambiental. Com a presença constante de turistas, a pressão sobre a Juçara diminuiu, e a palmeira, antes ameaçada, começou a se multiplicar.
Inovação – Com a palmeira Jussara preservada, a criatividade floresceu na cozinha da fazenda, apelidada carinhosamente de “Palmitolândia”. O palmito, antes visto de forma tradicional, ganhou versões surpreendentes para atender a todos os públicos, especialmente veganos e celíacos. Os visitantes que chegam hoje se encantam com um brigadeiro que não leva chocolate, mas sim a semente da Jussara, patês 100% vegetais que substituem o queijo e até um refrescante suco de palmito com gengibre. Essas inovações são parte da experiência lúdica oferecida, que inclui até uma “palmitoterapia”, onde os visitantes podem criar arte com os alimentos.
Essa história de sucesso, que já rendeu prêmios nacionais, é uma das atrações do Mercadão da Agricultura Familiar, um espaço dentro do Salão do Turismo. Os visitantes do evento, que acontece de 21 a 23 de agosto em São Paulo, terão a chance de conhecer de perto essa história de sustentabilidade e provar os sabores que nasceram do cuidado com a natureza. “Vida longa ao Salão. O que vocês quiserem de mim, eu faço, porque eu acho muito legal essa diversidade”, finaliza a produtora, animada com a participação no evento.
MERCADÃO – Para incentivar o turismo de base comunitária e a agricultura familiar, os Ministérios do Turismo (MTur) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) criaram o espaço do Mercadão, ponto de encontro para quem deseja levar um pedacinho do Brasil para casa. O local reúne produtos regionais, gastronomia típica e produções de associações que valorizam a identidade cultural e a criatividade de todas as regiões do país. São 69 expositores que apresentam mais de 300 produtos, entre queijos, geleias, cervejas, cafés, vinhos, farinhas, chocolates, azeites, plantas medicinais e muito mais.
O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC , SENAC , Sebrae , além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo