Conferência de educação digital aproxima Brasil e China

Educação

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participou da Conferência Mundial de Educação Digital, entre os dias 14 e 16 de maio. O evento foi organizado pelo Ministério da Educação da China, em parceria com a Comissão Nacional da China para Organização das Nações Unidas para Educação, Cultura e Ciência (Unesco) e com o governo da província de Hubei, em Wuhan.  

O secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, palestrou na sessão sobre “Cointegração e Codesenvolvimento: Construção de Ecossistemas Inteligentes na Educação Profissional”. Ele destacou que uma das prioridades da secretaria é o combate à evasão escolar. Atualmente, o MEC tem um Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Acadêmico, conhecido como Plataforma Sissa, que utiliza inteligência artificial combinada com estratégias pedagógicas para identificar riscos e propor ações de acesso, permanência e êxito.  

Na cerimônia de encerramento da conferência, Bregagnoli elencou as ações de digitalização da educação no Brasil, como a Política Nacional de Educação Digital e do Programa Escolas Conectadas, e aproveitou para convidar os presentes a participarem da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). O secretário ainda representou as Américas no lançamento da Wuhan Initiative on Digital Education Cooperation. 

Visita  Além da conferência, o representante do MEC foi recebido pelo vice-ministro da Educação da China, Wang Gongyan. Os dois concordaram sobre o quantitativo de estudantes brasileiros na China, pouco mais de mil, número que, apesar de expressivo, ainda está abaixo de seu potencial, considerando a população, a economia e a produção científica dos dois países. O secretário lembrou o comentário feito pelo ministro Camilo Santana durante a visita do ministro da educação da China ao Brasil, em novembro de 2024:queremos que a densidade da cooperação educacional com a China se alinhe à força que já alcançamos em outras áreas, a exemplo das commodities e do comércio exterior”. 

IA  Em entrevista à mídia chinesa, Bregagnoli destacou que a Conferência de Educação Digital simboliza o poder da cooperação internacional. Esperamos absorver as experiências avançadas da China no campo da educação digital, especialmente na aplicação de plataformas tecnológicas e na integração da inteligência artificial. O nosso objetivo é adaptar esses modelos ao contexto brasileiro e impulsionar as iniciativas do governo para construir um ecossistema educacional mais inclusivo e responsivo às necessidades do século XXI”, disse. 

Cooperação interuniversitária  Na visita à Universidade Vocacional Aberta da China, foi possível conhecer o modelo de integração escola-empresa, responsável por uma taxa de empregabilidade de cerca de 97% dos estudantes. Também foi realizada visita à Universidade de Hubei, a primeira universidade da China a abrir um Centro de Estudos Brasileiros e a primeira a estabelecer um Instituto Confúcio no Brasil. Na ocasião, o secretário conversou com os alunos brasileiros da instituição e ouviu mais sobre o aspecto cultural do intercâmbio. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Assessoria Internacional (AI) 

Fonte: Ministério da Educação