No dia 30 de setembro, às 14h, será realizada, de forma virtual pela plataforma Teams, a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico (CCPM). A pauta inclui propostas para o 9º Fórum Nacional de Museus, a iniciativa Memória Viva – Personalidades dos Museus e Memórias, o funcionamento dos Grupos de Trabalho sobre Políticas Antitransfóbicas e Antilgbtfóbicas em Museus e sobre Políticas Antirracistas em Museus, além da proposta de criação de um novo GT voltado ao fortalecimento das políticas de salvaguarda do patrimônio arqueológico e paleontológico brasileiros, enquanto coleções científicas em potencial, em face da sanção da Lei nº 15.190 (Lei Geral do Licenciamento Ambiental).
Para participar, o link de acesso à reunião pode ser solicitado pelo e-mail asrel@museus.gov.br.
O Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico é um órgão de assessoramento integrante da estrutura organizacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Entre suas atribuições estão apoiar a formulação de políticas públicas para o setor, examinar e opinar sobre questões relacionadas ao fortalecimento do campo, à movimentação e saída de bens do País, bem como à proteção e defesa do patrimônio cultural musealizado, passível de musealização e coleções visitáveis.
Uma de suas funções centrais é analisar e elaborar parecer sobre requerimentos de declaração de interesse público, além de deliberar sobre propostas da Presidência do Ibram referentes a medidas de proteção e preservação de bens declarados de interesse público.
Fonte: Ministério da Cultura