Brasília (DF) – Transformar água do mar em água doce própria para consumo humano já não é mais apenas uma ideia do futuro. A dessalinização é realidade em várias partes do mundo e está cada vez mais presente no debate sobre segurança hídrica. Esse foi o tema do novo episódio do podcast e videocast “Desenvolve Aí”, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que recebeu o diretor da Sociedade Europeia de Dessalinização, Emilio Gabbrielli, uma referência mundial em dessalinização.
Você sabia que, desde 2024, mais de 5% da população mundial consome a água dessalinizada diariamente? Segundo Gabbrielli, esse dado ainda é considerado muito pequeno e revela uma urgência dessa tecnologia. “O mundo precisa da água dessalinizada. Ao final, os recursos hídricos já não são suficientes para a grande explosão da população, da economia e das mudanças climáticas. Então, os recursos que a terra proporcionava para o homem já estão acabando. Tem que criar fontes não tradicionais para fornecer água. Então, a dessalinização, até o momento, é a única forma que pode suprir isso”, explicou.
A experiência brasileira também entrou em pauta. Gabbrielli é um grande entusiasta do Programa Água Doce (PAD), iniciativa do MIDR que leva água potável a comunidades do Semiárido por meio de sistemas de dessalinização. “Eu fiquei absolutamente apaixonado por esse programa porque realiza o melhor do potencial da dessalinização para fazer bem para o ser humano. E o interessante é que não encontrei em nenhuma outra parte do mundo um programa parecido”, contou.
A segunda temporada do Desenvolve Aí tem apresentação da jornalista Camila Xavier e pode ser acessado no perfil do MIDR no Soundcloud e no Spotify. O videocast pode ser conferido no perfil do MIDR no YouTube.
Outras Notícias:
Avanço das obras da Transnordestina é tema do novo episódio do podcast Desenvolve Aí
Podcast Desenvolve Aí discute ações contra a seca na Amazônia e no Pantanal
Podcast “Desenvolve Aí” destaca transformação no semiárido brasileiro com o Programa Água Doce
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

