Manaus/AM. O Diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal (DAMAZ), Humberto Freire, recebeu, na terça-feira (12/8), visita de secretários de segurança pública de 16 estados brasileiros, acompanhados pelo Secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, no Centro de Cooperação Internacional da Polícia Federal – CCPI Amazônia, em Manaus.
A comitiva contou ainda com a presença do Secretário da Força Nacional de Segurança Pública, Fernando Alencar, e do Coordenador do CCPI Amazônia, Paulo Henrique Oliveira. A agenda incluiu visitas agendadas com representantes da imprensa nacional e internacional, além de integrantes do Fórum Nacional de Segurança Pública.
Durante o encontro, foram discutidos os avanços e desafios da integração estratégica entre estados e União no combate a crimes ambientais e demais ilícitos que ameaçam a Amazônia Legal. As autoridades destacaram a importância da atuação coordenada para a efetividade das operações na região.
O CCPI Amazônia foi apresentado como estratégico para a articulação entre os diversos órgãos de segurança pública do país e parceiros internacionais. No local, também está instalado o Comando de Operações Ambientais da Força Nacional, reforçando o papel do centro como base de operações e cooperação interestadual e interinstitucional.
Durante a visita, foi reforçado o compromisso com a execução do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS), lançado em julho de 2023 pelo Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a presença do Estado na região, com foco no combate ao desmatamento ilegal, garimpo, queimadas e outros crimes ambientais.
O AMAS promove a atuação conjunta entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, forças de segurança estaduais, além de órgãos como o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o BNDES. O plano prevê ações de inteligência, modernização normativa, fortalecimento da governança e reaparelhamento institucional. Também prevê o uso de tecnologia e inteligência para monitoramento de atividades ilegais.
Outro ponto da agenda foi apresentar o papel do programa Brasil Mais, que atua como reforço para as forças de segurança parceiras em situações de esgotamento de recursos e capacidades. A adesão ao programa fortalece a resposta das instituições e assegura maior efetividade nas ações desenvolvidas no território amazônico.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@pf.gov.br
(61) 2024-8142
Fonte: Polícia Federal