A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional, promoveu na tarde desta terça-feira, 9, no auditório da SEE em Rio Branco, a cerimônia de entrega de certificados para 89 secretários escolares e auxiliares de secretaria que concluíram a Formação Inicial e Continuada. A qualificação foi ofertada nos municípios de Bujari, Rio Branco, Porto Acre e Senador Guiomard.

A iniciativa integra a política de valorização dos servidores técnico-administrativos da rede pública estadual e busca fortalecer a qualidade da educação acreana por meio do aprimoramento do trabalho desenvolvido no suporte administrativo das escolas. O evento foi organizado em parceria com o Centro de Formação dos Servidores em Educação e a Divisão de Educação em Direitos Humanos e Diversidade.
Além da certificação, a programação contemplou a entrega de cartazes informativos da Lei nº 7.716/89, que criminaliza atos discriminatórios por preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual e identidade de gênero. Os materiais foram entregues a gestores escolares ou representantes para afixação em todas as unidades de ensino, em conformidade com a Lei Estadual nº 4.159/23, que determina a fixação dos cartazes em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais.

A cerimônia também celebrou a aprovação de 176 secretários escolares em todo o estado, reforçando o compromisso da SEE em ampliar oportunidades de formação e reconhecimento profissional.
Durante o encontro, a chefe do Departamento de Formação, Lídia Cavalcante, destacou o papel transformador da qualificação:
“Esse momento é de celebração. Nós, do Departamento de Formação, temos a missão de contribuir levando capacitação para todos os servidores da secretaria. Essa é a melhor herança que os secretários cursistas deixam nas escolas e para a vida: o conhecimento. Ele transforma não apenas a prática profissional, mas também nossas relações pessoais e familiares. Estão todos de parabéns por esse esforço e crescimento”, afirmou.

Representando a gestão da SEE, o secretário adjunto de Administração, Reginaldo Prates, ressaltou o impacto da formação na rotina escolar:
“Receber um certificado é a representação de um esforço coletivo. A educação tem esse poder de transformar realidades, e os secretários, que estão no dia a dia das escolas, têm papel essencial nesse processo. É por isso que precisamos manter e ampliar essas formações continuadas, porque elas garantem qualidade e inclusão”, destacou.
Para a secretária da Escola Sebastião Pedrosa, Carmeani da Costa Carneiro, que representou os secretários escolares na mesa de autoridades, a experiência foi motivo de orgulho e motivação:
“As formações são muito importantes porque sempre aprendemos algo novo. Eu busco fazer o meu trabalho com dedicação para que o pai ou aluno não precise voltar várias vezes à escola. Cada aprendizado fortalece meu compromisso com a comunidade escolar. Amo o que faço e quero ser melhor a cada dia”, disse.

A programação contou, ainda, com falas voltadas para os direitos humanos e a educação inclusiva. O assessor pedagógico Belchior Carrilho destacou a importância da visibilidade da população LGBT nas escolas e do combate à discriminação, enquanto a professora Goreth Pinto enfatizou a luta histórica contra o racismo e a relevância da atuação dos secretários escolares nessa pauta.
“Hoje é um marco, falamos diretamente a secretários escolares sobre relações étnico-raciais. Saio daqui com a certeza de que temos novos aliados no combate ao racismo dentro das escolas”, afirmou Goreth.