Em evento que estimula o empreendedorismo, Celso Sabino ressalta a potencialidade do turismo nacional na geração de emprego e renda

Turismo

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, participou, nesta quarta-feira (23.07), em Brasília (DF), do evento “Transformar Juntos”, promovido pelo Sebrae Nacional. Com o tema “Sustentabilidade e Resiliência Climática”, o encontro reúne mais de 2,5 mil gestores públicos, agentes de desenvolvimento e atores de prefeituras e governos estaduais para debater desenvolvimento territorial, sustentabilidade e inovação, além de promover trocas de experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios.

Na abertura do evento, Sabino ressaltou que a sustentabilidade é a palavra de ordem das ações e que isso será mostrado em novembro, durante a realização da COP30, em Belém. “Vamos mostrar ao mundo que, sob as copas das árvores, existem, só na Amazônia, mais de 30 milhões de pessoas que precisam ter sua sustentabilidade pessoal garantida, alinhando ações sociais com desenvolvimento econômico, e é nessa perspectiva que o Brasil vem trabalhando nos últimos dois anos”, enfatizou.

Durante seu discurso, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a necessidade de integração entre os diversos atores que atuam nos municípios para promover o desenvolvimento local e a inclusão por meio do apoio aos pequenos negócios. “A solução das questões econômicas está no município. Está neste contexto de fazer com que as pessoas que produzem possam vender para as prefeituras e órgãos públicos”, afirmou.

Aproximadamente 90% da força de trabalho do turismo, é formada por pequenos negócios que empregam milhares de pessoas, daí a importância da atuação conjunta com o Sebrae para estimular, ainda mais, o empreendedorismo e a qualificação do setor. Nos últimos dois anos, a atividade turística foi responsável por criar mais de 500 mil novas vagas de trabalho formal no país e já responde pela empregabilidade de 8 milhões de brasileiros. O ministro fez questão de enaltecer a importância da parceria com o Sebrae no excelente momento do setor. “Nós vivemos um novo turismo no país. É bonito ver o Brasil dando certo, o turismo trazendo alegria, descontração, mas, sobretudo, levando renda, empregos e perspectiva de desenvolvimento aos quatro cantos do país. E o Sebrae faz parte dessa história. Vamos seguir transformando juntos!”, concluiu Sabino.

O evento inclui 70 atividades sobre compras públicas de micro e pequenas empresas, simplificação do ambiente de negócios e estímulo às economias portadoras de futuro com ações de Turismo, Sustentabilidade, Economia Criativa, Inovação e Energia, além de impulsionar a Educação Empreendedora no país.

Até sexta-feira (25), a programação terá casos de sucesso, palestras, oficinas, trocas de experiências e construção de redes colaborativas em prol do desenvolvimento sustentável do país.

Por Paula Rosa
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo