Entre os dias 17 e 20 de setembro, mestras, mestres, grupos culturais, gestores públicos e pesquisadores culturais do Brasil e de outros países vão se encontrar na Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros (GO), para debater os conhecimentos ancestrais e o papel das comunidades tradicionais na construção de um futuro justo e sustentável.
Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), o Seminário Internacional “Culturas Tradicionais e Populares e Justiça Climática: Diálogos Globais, Conhecimentos Locais” será um espaço de diálogo sobre as relações entre as culturas tradicionais e a justiça climática.
“A cultura desempenha papel fundamental na diminuição dos problemas ambientais, sendo uma poderosa aliada na conscientização e na promoção de práticas sustentáveis. É imprescindível que integremos os saberes tradicionais e populares na construção de soluções para os desafios climáticos que enfrentamos”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O seminário faz parte do 25º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que ocorrerá no mesmo período, e tem participantes confirmados do Brasil, Peru, Paraguai, Uganda, Cabo Verde e Austrália. Ao longo de três dias, serão realizados nove painéis, que trarão debates importantes, especialmente com a aproximação da COP 30, que acontecerá em novembro.
“Teremos um grande encontro sobre a relação entre cultura e justiça climática, garantindo que os povos e comunidades tradicionais sejam protagonistas e possam nos ajudar a trilhar os caminhos mais efetivos para a conquista de mundo sustentável e justo para todos”, destaca a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
Abertura oficial
A abertura oficial do seminário será em Brasília, no dia 17 de setembro, às 9h, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com presença a ministra Margareth Menezes — profissionais de imprensa devem solicitar a participação na solenidade de abertura por meio deste link, até às 17h do dia 16 de setembro (terça-feira). O traslado para a Chapada dos Veadeiros será feito entre as 14h e 18h do mesmo dia.
Para o diretor de Culturas Tradicionais e Populares, Tião Soares, o Seminário Internacional é um chamado para reconhecer que este segmento não é somente o guardião de saberes ancestrais, mas também pilar fundamental na luta pela justiça climática. “Ao debatermos os desafios globais e as contribuições das comunidades que habitam e protegem nossos territórios, estamos lançando as bases para uma política nacional inclusiva que não apenas combate o racismo ambiental, mas também enfrenta as desigualdades sociais“, conclui.
O Seminário Internacional Culturas Tradicionais e Populares e Justiça Climática é uma realização do MinC em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e conta com o apoio da Casa Cavaleiro de Jorge, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Caixa Econômica Federal.
A programação completa do seminário pode ser acessada neste link. Em paralelo, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros trará rodas de conhecimento e prosa, oficinas, feiras, exposições, shows musicais e outras manifestações culturais.
As inscrições para o seminário foram prorrogadas até o dia 15 de setembro (segunda-feira). Interessados devem preencher o formulário e garantir a participação.
SERVIÇO
Programação
Abertura do Seminário Internacional Culturas Tradicionais e Populares e Justiça Climática
Data: 17 de setembro (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Sala Martins Pena – Teatro Nacional Cláudio Santoro, Brasília
Realização dos painéis
Data: 18 a 20 de setembro (quinta-feira a sábado)
Horário: das 10h às 18h
Local: Vila de São Jorge, Chapada dos Veadeiros
Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
Data: 18 a 20 de setembro (quinta-feira a sábado)
Confira a programação completa
Fonte: Ministério da Cultura