A Escola Nacional de Turismo, instalada em Belém (PA) desde novembro do ano passado, alcança um importante marco com a formação de cerca de 2 mil profissionais em seus quatro primeiros ciclos de atividades. A cerimônia de certificação aconteceu nesta quinta-feira (10/07), no Espaço São José Liberto, em Belém, com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino. Nessa nova rodada foram concluídos os ciclos 2, 3 e 4, totalizando 936 profissionais com novas certificações no mercado.
Voltada à capacitação técnica e prática de profissionais para o setor turístico, a Escola oferece cursos em áreas estratégicas como Gestão de Negócios para o Turismo, Hospedagem Domiciliar, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Técnico em Guia de Turismo, Elaboração de Roteiros Turísticos e Condução de Atrativos Turísticos, além de formação em idiomas, com aulas de inglês e espanhol.
Com polos presenciais nas cidades de Belém, Santarém, Vigia e Bragança, a Escola é executada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que também oferta os cursos na modalidade à distância em outras regiões do estado. A proposta é democratizar o acesso à qualificação profissional e atender tanto a capital paraense quanto municípios do interior, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo em todo o estado.
“A qualificação é um pilar essencial para o desenvolvimento do turismo. Com a Escola Nacional de Turismo, o Pará dá um passo firme na valorização dos seus talentos e no aprimoramento dos serviços turísticos oferecidos. Estamos formando pessoas que serão protagonistas na transformação do setor”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Um dos focos da capacitação tem sido preparar a mão de obra local para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém em 2025. Inicialmente, os cursos oferecidos priorizam temas como sustentabilidade, educação ambiental, hospitalidade e atendimento bilíngue, com o objetivo de qualificar pessoas para atender o público internacional e contribuir para a organização de um evento de alcance global.
A iniciativa integra o esforço do Governo Federal em ampliar a oferta de formação técnica e profissional gratuita, promovendo desenvolvimento regional e geração de emprego e renda, por meio do turismo.
QUALIFICAÇÃO – Para jogar luz sobre a importância da formação para o turismo brasileiro, o Ministério do Turismo também lançou uma websérie com quatro episódios trazendo pessoas que já se qualificaram nos diversos cursos disponíveis na primeira Escola Nacional do Turismo e que já colhem os frutos dessa formação, seja atuando em uma nova profissão ou com a melhoria de atuação na sua área.
A cada semana, os vídeos apresentação quem são esses novos profissionais e estarão disponíveis no canal do Youtube do Ministério do Turismo e divulgados nas redes sociais institucionais do órgão.
Por Fabio Marques
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo