Escult lança curso gratuito de iluminação cênica

Cultura

Com o objetivo de estimular a formação de profissionais em recursos luminosos como linguagem do espetáculo e elemento fundamental para obras cênicas, a Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) abriu, nesta sexta-feira (4), as inscrições para o curso gratuito de Iluminação Cênica. A formação, fruto da parceria entre a Instituto Federal de Goiás (IFG) e o Ministério da Cultura (MinC), é voltada para estudantes e trabalhadores da área cultural.

As inscrições podem ser realizadas até 4 de outubro no site da Escult. A formação gratuita é realizada na modalidade à distância e com carga horária de 60 horas.

“É mais um curso essencial para a formação integral do profissional do audiovisual. E este é o objetivo da Escult, levar formação de qualidade para os profissionais da cultura e, neste caso em específico, àqueles que já atuam na área do audiovisual” afirmou a coordenadora de EaD, da Escult, Helen Betane.

O curso também integra e dialoga com as linguagens das Artes Cênicas, como dança, circo, artes visuais e música, além de favorecer expressões estéticas por meio de recursos luminosos como refletores, equipamentos de última geração ou até uma simples vela. O conteúdo da formação é dividido em quatro tópicos e apresenta dos conceitos introdutórios da iluminação cênica ao processo criativo da projeção de luz.

Escult

A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ela integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura (PNC), a proposta é oferecer cursos livres, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de pós-graduação.

Mais informações no site da Escult.

Fonte: Ministério da Cultura