Escult lança curso livre e gratuito de cinegrafia

Cultura

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Escola Solano Trindade de Formação Artística e Cultural (Escult), lança o curso livre e gratuito de Cinegrafia. Destinado a estudantes, profissionais da área de audiovisual e da cultura, professores e demais interessados, a formação visa aprimorar conhecimentos técnicos e estéticos acerca da linguagem imagética cinematográfica e recursos de captação de imagens para diversos produtos audiovisuais. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (30) no site da Escult.

A plataforma on-line, parceria do MinC com o Instituto Federal de Goiás (IFG), oferece ações formativas e de qualificação para o mundo do trabalho em cultura.

O curso oferece um conteúdo teórico-prático, abordando temas fundamentais como composição, tipos de objetiva, fotometria, equipamentos e suas diversas aplicações para a cinegrafia. A formação é conduzida pela professora Carolina Soares Pires (mestre e doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo – USP) e pelo professor e cineasta Gusthavo Crispim Cardoso (bacharel em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás e produtor de cinema de ficção e documentário).

De acordo com o professor doutor Murilo Berardo Bueno, coordenador do curso e organizador do conteúdo, a formação tem o objetivo de “contribuir para a formação de profissionais do mundo do trabalho em cultura e apresentar conhecimentos acerca das especificidades técnicas e estéticas da atuação de cinegrafistas e diretores de fotografia”. “Nosso propósito é ampliar a qualificação de profissionais e apaixonados pela arte de capturar imagens e contar histórias através delas”, destacou.

O curso será ministrado na modalidade educação à distância (EaD), com carga horária de 60 horas. O período de inscrição encerra em 30 de junho de 2025. Ao final, será entregue um certificado aos participantes.

Além das aulas expositivas, os participantes terão acesso a uma sala de aula virtual com atividades interativas e práticas. As metodologias incluem videoaulas, estudos de caso e exercícios que estimulam diferentes habilidades técnicas e criativas.

Escult

A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG), e integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura, a proposta é oferecer cursos livres, de FIC (Formação Inicial e Continuada) e de pós-graduação.

Fonte: Ministério da Cultura