Estado efetua concessão de terrenos para instalação de indústrias em Rio Branco

Acre

Com a finalidade de promover o desenvolvimento e apoiar o fortalecimento da economia com iniciativas que facilitem o empreendedorismo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), efetuou na terça-feira, 12, a concessão de três terrenos públicos para a instalação de indústrias em Rio Branco. A iniciativa compõe as atividades perenes feitas na Comissão da Política de Incentivo às Atividades Industriais do Estado do Acre (Copiai).

A assinatura das escrituras públicas de concessão do direito real de uso das propriedades do Estado beneficiou as seguintes empresas: Delta Alimentos, que atua com beneficiamento de castanha; Alves e Lima, que produz artefatos de concreto; e Plastforte Indústria de Plástico, especializada na fabricação de garrafões de água. Com isso, as empresas poderão construir as estruturas industriais necessárias para solidificar sua atuação no mercado.

Para ter acesso à concessão e demais incentivos da Copiai, as empresas devem estar regularmente constituídas no Acre e classificadas como indústrias. Além disso, é necessário apresentar projeto técnico ou plano de negócios, com a documentação de habilitação prevista, e protocolar o pedido de enquadramento à Copiai. A concessão ou doação de áreas industriais segue os parâmetros estabelecidos pelas leis nº 1.359/00 e nº 3.391/18, que estabelece regras para realizar a medida.

Concessões do Estado permitirão implantação das plantas industriais das empresas beneficiadas. Foto: Luan Cesar/Seict

“Vivemos um momento estratégico para o Acre. Essas concessões representam um passo decisivo na atração de investimentos e na geração de emprego e renda. Ao garantir espaços adequados para a implantação de indústrias, criamos as condições estruturais para o fortalecimento da cadeia produtiva. É uma política de Estado que dá sustentabilidade ao crescimento econômico e impulsiona a competitividade das empresas”, destacou o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita.

Sócio-administrador da Plastforte, Ailton da Silva afirmou que a concessão é o primeiro passo para concretizar o sonho de erguer uma fábrica de porte industrial, ampliação estrutural que aumentará a produção da empresa. “Muito feliz com essa assinatura, é um novo começo para a nossa empresa fazer mais e melhor. O apoio do governo é essencial para a gente prosperar; agora temos o local necessário e ideal. Agradeço demais a toda equipe da Seict e Copiai”, disse.

Diretor de Indústria da Seict, Albert Azenha avaliou os esforços contínuos da pasta para promover o ambiente de negócios em todo o Acre. “São empresas genuinamente acreanas que nasceram e geram riqueza aqui, por isso é essencial apoiar iniciativas como essas. A gente só tem a comemorar a implantação de novas plantas industriais, com mais emprego para a nossa população, a partir do trabalho da secretaria como um todo e da Copiai. Feliz com esse avanço”, observou.

Fonte: Governo AC