Uma manhã com livros, apresentações culturais e muita arte. Na última quarta-feira (21), o MovCEU, um equipamento do Ministério da Cultura (MinC) estacionado na Biblioteca Demonstrativa (BDB) levou vivências culturais a estudantes da rede pública da Ceilândia (DF). Na programação, além da visita guiada para conhecer a biblioteca, puderam aproveitar as outras estruturas tecnológicas disponíveis.
Além de recursos audiovisuais, como câmera, ilhas de edição, microfones, óculos 3D, projetor, telão e palco, o destaque da experiência foi o acervo literário dentro da van. Cada equipamento itinerante conta com 250 livros que funcionam como bibliotecas que transitam pelas cidades de todo o país.
- Foto: Divulgação
Com escuta atenta e troca de ideias sobre o futuro das bibliotecas, os jovens participaram de uma experiência sensível, imersiva e potente — que reafirma o compromisso da Biblioteca Demonstrativa e do Ministério da Cultura com a inclusão e o acesso à cultura. Para Sebastião Lima Filho, coordenador da Biblioteca Demonstrativa, o momento foi muito interessante. “A proposta da BDB é essa, trazer as crianças para a biblioteca, levar o MovCEU para as crianças e adolescentes. E sentir, ver esse brilho no olhar deles, querer saber dessa tecnologia, o que pode usar, como é que pode usar. É levar o fazer cultural para a periferia, para onde as pessoas precisam de cultura. E fazer dar voz a essas pessoas. A nossa proposta é essa”, frisou.
Também presente na programação, a coordenadora-Geral de Leitura e Biblioteca (SEFLI) do Ministério da Cultura, Nadja Cézar, ressaltou que o esforço do MinC é, justamente, levar a cultura a toda parte. “Quando a gente vê uma biblioteca cheia, cheia de estudantes, cheia de jovens, cheia de potenciais leitores. Isso faz com que faça muito mais sentido todo esse projeto. E o MovCEU é esse pedaço da biblioteca, da cultura, que pode ir para qualquer lugar. Os meninos ficaram muito encantados com a van por causa das possibilidades múltiplas, para além do livro, da leitura, dos podcasts, do cinema, dos óculos com realidade virtual”, destacou. “No final é para isso que o Ministério da Cultura trabalha, é para isso que todos nós trabalhamos”, completou.
Os MovCEUs, junto com outros equipamentos como os CEUs das Artes e os CEUs da Cultura fazem parte do Programa Territórios da Cultura, coordenado pela Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC) do MinC. Atualmente, há 35 veículos circulando em todas as regiões do Brasil. A Ação na BDB é uma parceria com a Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI).
“Essa é a primeira ação que o MovCEU do MinC realiza com a BDB. A partir de agora, a van fará parte da programação da biblioteca, atendendo a sociedade. Isso é um modo de demonstrar como o projeto funciona, servir de modelo aos outros estados e municípios participantes do programa” afirma Cecília Sá, Subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do MInC. Esta experiencia na BDB está nos servindo ainda para compreendermos como é a ação direta deste equipamento no território e a partir dela evoluirmos no projeto”, complementa.
Saiba mais
O MovCEU é um equipamento cultural itinerante e foi projetado para locais com famílias de baixa renda, rurais ou urbanos, que tenham limitações para construção de equipamentos culturais públicos. Esse projeto proporciona acesso à infraestrutura para formação, fruição e produção cultural, unindo comunidades por meio do enriquecimento cultural.
Ele é um veículo tipo Van/furgão adaptado para se tornar uma biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua, palco para apresentações diversas, entre outros usos culturais. Ele circula por localidades, garantindo que cada comunidade seja atendida pelo menos uma vez por mês, promovendo uma rotina de uso cultural.
BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração Nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil.
Conheça mais sobre o Programa Territórios da Cultura
Fonte: Ministério da Cultura