Evento paralelo da VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social debate inclusão socioeconômica

Geral

A VI Reunião da Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social na América Latina e no Caribe também conta com uma programação paralela, ampliando o espaço de diálogo entre os países. Nesta terça-feira (2.09), teve espaço o evento: “Sociedades Inclusivas: Políticas Estratégicas para a Inclusão Social e Laboral na Região”.

Representando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, participou de uma mesa de debates com membros dos governos da Colômbia, República Dominicana e Uruguai.

“Em um mundo em crise climática e acelerada transformação digital, a maior inovação que podemos oferecer é simples: fazer com que nenhum brasileiro em situação de vulnerabilidade social seja excluído do futuro do trabalho”, destacou Luiz Carlos Everton.

O evento visou criar um espaço de diálogo e troca de lições aprendidas entre governos sobre políticas estratégicas dentro dos sistemas de proteção, buscando a inclusão social e trabalhista.

A Secretaria de Inclusão Socioeconômica do MDS é a responsável pelo Programa Acredita no Primeiro Passo, que promove a inserção de pessoas inscritas no Cadastro Único no mercado de trabalho e promove o empreendedorismo e a capacitação profissional.

Pelo eixo do empreendedorismo, o programa realizou 134 mil operações de microcrédito produtivo, com repasses que somam R$ 1,2 bilhão, a juros mais baixos que o do mercado, por conta do Fundo Garantidor constituído pelo Governo do Brasil.

Pelo eixo do emprego, os números do Caged apontam que somente no primeiro semestre de 2025, 1,22 milhão de vagas de trabalho formais foram geradas, sendo que 80% delas foram ocupados por pessoas inscritas no Cadastro Único.

O evento “Sociedades Inclusivas: Políticas Estratégicas para a Inclusão Social e Laboral na Região” também contribuirá para as discussões preparatórias para a Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social e foi realizado em uma parceria entre a Cepal e a GIZ.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome