Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é aplicado para mais de 1,8 mil detentos no Acre

Acre

Mais do que abrir portas, a educação transforma e aponta caminhos que antes eram invisíveis. E para quem busca reescrever sua história e chegar a um novo destino, é oportunizada a chance por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja PPL/2025. No Acre, 1.803 pessoas privadas de liberdade, realizam as provas nos dias 23 e 24 de setembro.

Mais de 1,8 mil privados de liberdade realizam as provas do Encceja no Acre. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Margarete Frota, chefe da Divisão de Educação Prisional do Iapen, explica que na terça-feira, 23, foi realizada a aplicação do exame para a certificação de competência do ensino fundamental, e nesta quarta-feira, 24, para o ensino médio. Sendo aprovados, os alunos recebem seus certificados de conclusão de estudos pela Secretaria Estadual de Educação (SEE).

Margarete Frota diz que o trabalho feito pela equipe é gratificante. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A chefe da Divisão ressalta que a educação é uma ferramenta importante para a mudança e que o Encceja tem sido uma alternativa eficaz para quem está voltando para a sociedade: “A gente precisa prepará-los porque eles têm urgência. Daqui um tempo eles vão sair daqui e não podem sair do mesmo jeito que entraram. Então, é gratificante a gente ver eles lá fora trabalhando, seguindo em frente”.

Detentos realizam as provas dentro das unidades prisionais. Foto: Crislei Souza/Iapen

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de estudos e Pesquisas (Inep) desde 2002, e possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos no ensino básico. No caso do Encceja PPL, a certificação ainda oferece ao privado de liberdade um meio para a remição de pena.

Fonte: Governo AC