Exposição Cartas à Tereza é prorrogada e integra programação da marcha Caminhos para Exu em Brasília

Cultura
Máquinas de Escrever e Arte Afro-Brasileira, em cartaz na Galeria da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), foi prorrogada até 15 de setembro. O sucesso de público e a intensa movimentação cultural registrada desde sua abertura, em julho, motivaram a decisão.
A ampliação do período de visitação coincide com a realização da marcha Caminhos para Exu, marcada para o feriado de 7 de setembro, a partir das 13 horas, na W3 Sul. Neste dia, a Biblioteca Demonstrativa abrirá excepcionalmente para receber visitantes do cortejo, oferecendo uma experiência completa de arte, fé e cultura, com visita guiada à mostra.

Caminhos para Exu: fé, cultura e celebração
O encontro celebra a ancestralidade e a força simbólica de Exu, em ato aberto a todas as pessoas, independentemente de credo ou religião. A concentração será na Praça das Avós (506 Sul), com samba de roda conduzido pelo projeto Makumbá, de Kika Ribeiro.
Em seguida, o cortejo seguirá até a Biblioteca Demonstrativa, onde ocorrerá uma oferenda coletiva em homenagem a Exu, pedindo prosperidade, autonomia e independência. A programação contará ainda com a presença de Mãe Francys de Oyá e com a batida do grupo percussivo feminino Batalá Brasília. A organização solicita que cada participante leve 1kg de alimento não perecível, a ser destinado a instituições beneficentes.
“Apoiar ações como a marcha Caminhos para Exu é imprescindível para que nossa sociedade seja realmente diversa e inclusiva. Somos um país laico e assim devem ser os aparelhos culturais públicos, para todos”, ressalta a coordenadora da BDB Cultural, Marina Mara. 

Homenagem a Tereza de Benguela
Inaugurada em 25 de julho, a exposição Cartas à Tereza homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola e símbolo da resistência negra no Brasil. A mostra reúne 25 máquinas de escrever antigas, cada uma dedicada a uma mulher negra de destaque na história.
O público é convidado a compor trechos de uma carta coletiva em homenagem a Tereza e a todas as mulheres negras. O conteúdo final será publicado no site da Fundação Cultural Palmares. Além das máquinas, a exposição apresenta painéis informativos, livros raros, objetos de acervo da Fundação Palmares e composições artísticas que reforçam a importância da memória afro-brasileira.

Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Serviço
Exposição Cartas à Tereza – Máquinas de Escrever e Arte Afro-Brasileira
Visitação: até 15 de setembro de 2025
Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h | Abertura excepcional no feriado de 7 de setembro
Local: Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles – BDB (EQS 506/507, W3 Sul – Brasília)
Entrada gratuita

Fonte: Ministério da Cultura