FBN lança edital do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior 2025

Cultura

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), anuncia o lançamento do edital do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior 2025. As editoras estrangeiras terão até o dia 3 de outubro para inscreverem seus projetos de tradução e publicação de obras de autores brasileiros anteriormente publicadas em português no Brasil.

Clique aqui para acessar o edital completo.   

Sobre o Programa

O Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior é uma iniciativa da FBN, em cooperação com a Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli/MinC) e com o Instituto Guimarães Rosa, do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Instituído em 1991 pela Política de Internacionalização do Livro (Decisão Executiva nº 200, 16 de setembro de 2011), o Programa tem por objetivo divulgar o patrimônio literário nacional mediante a concessão de apoio financeiro.

O fomento funciona deste modo: publicado o edital, as editoras estrangeiras encaminham um projeto de tradução com um conjunto de documentos elencados no Regulamento. Posteriormente, um comitê realiza a triagem dos documentos enviados, e outra comissão seleciona os projetos. Feita a habilitação dos projetos, as editoras assinam um Termo de Compromisso com a FBN e o apoio financeiro é efetivado em duas parcelas (uma imediatamente após a assinatura do contrato e outra após a publicação da obra traduzida em até 24 meses).

Em mais de 30 anos de existência, o Programa já viabilizou 1.400 projetos em quase 70 países e mais de 50 idiomas, como: inglês, italiano, francês, russo, espanhol, catalão, chinês, polonês, húngaro, ucraniano, eslovaco, estoniano, turco, búlgaro, grego, macedônio, sueco, dinamarquês e croata, entre outros. Em 2024, o Programa recebeu mais de 300 inscrições, com 114 projetos apoiados em 26 países e 15 idiomas.

Fonte: Ministério da Cultura