O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram na última segunda-feira (20/05), durante a entrega do Prêmio Guardiãs da Sociobiodiversidade, em Brasília, o edital do Projeto Floresta+ Amazônia.
O objetivo é selecionar uma organização da sociedade civil (OSC) que forneça apoio técnico a organizações comunitárias – associações, cooperativas, micro e pequenas empresas ou MEIs – e suas unidades de produção familiar.
A OSC ficará encarregada de executar ações voltadas ao acesso ao crédito rural, educação financeira, fortalecimento da gestão produtiva sustentável e capacitação de agentes de crédito especializados em sociobioeconomia e agroecologia.
O Projeto Floresta+ Amazônia é uma iniciativa de cooperação internacional do governo brasileiro, por meio do MMA, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), financiado pelo Fundo Verde para o Clima (GCF).
O projeto integra os esforços da Secretaria Nacional de Bioeconomia do MMA, no âmbito da modalidade Inovação do Projeto Floresta+ Amazônia, em fomentar e fortalecer os territórios amazônicos a partir das suas capacidades e vocações produtivas.
A OSC selecionada deverá gerenciar a implementação do Programa de Formação em Sociobioeconomia e Agroecologia para Agentes de Crédito Rural (PFSA), que formará e certificará 100 técnicos, além de apoiar pelo menos 50 organizações comunitárias.
As ações serão executadas em quatro territórios prioritários da Amazônia: Baixo Amazonas (PA), Xingu (PA), Madeira (AM) e Médio Solimões-Juruá (AM).
Entre as atividades, estão previstas, seleção e formação de agentes de crédito rural; prestação de assistência técnica por quatro meses a organizações comunitárias; apoio à regularização documental, ambiental e produtiva; elaboração de planos de crédito para atividades com base na sociobiodiversidade e agroecologia; e sistematização de dados socioprodutivos e monitoramento de impactos
As propostas devem ser enviadas até o dia 9 de junho de 2025, às 23h59, para o e-mail: contato@florestamaisamazonia.org.br com o assunto: “RFP 001/2025 Inovação / Projeto Floresta+ Amazônia [nome da instituição proponente”. Será realizada uma audiência prévia no dia 5 de junho, às 14h, de forma virtual. Interessados devem solicitar o link pelo mesmo e-mail.
Acesse o edital aqui.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA