Para melhor equipar os profissionais de saúde do Acre, na manhã desta terça-feira, 2, o governador Gladson Camelí entregou equipamentos hospitalares e mobiliários para a estruturação das unidades de saúde do Estado. O investimento, que totaliza R$ 3.701.770,84, foi viabilizado com recursos do Ministério da Saúde, do próprio Estado, de emendas parlamentares estaduais e federais, além de verbas destinadas ao enfrentamento da covid-19.

Ao todo, 247 itens foram distribuídos para a capital, Rio Branco, e para os municípios de Tarauacá, Brasileia, Senador Guiomard, Assis Brasil, Xapuri, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Entre os equipamentos estão aparelhos de ultrassom, desfibriladores, mesas cirúrgicas, cadeiras de rodas, microscópios e mobiliários de apoio.
Camelí destacou que os investimentos fazem parte de um esforço contínuo para melhorar a qualidade da assistência médica em todo o estado. “Estamos reforçando e reestruturando todas as unidades de saúde. Agradeço a toda a equipe de governo que trabalha comprometida em reduzir diferenças e melhorar o atendimento para que o servidor da saúde exerça seu trabalho com dignidade e tranquilidade, garantindo um bom atendimento à população”, afirmou.
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, explicou que os recursos serão aplicados em diversas regiões do estado, com foco na modernização dos hospitais regionais e no fortalecimento do programa Opera Acre, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

“Esses equipamentos vão estruturar e fortalecer unidades com centros cirúrgicos completos, mesas cirúrgicas, aparelhos de ultrassom, cardioversores, monitores multiparamétricos, todos os equipamentos necessários para que as unidades estejam preparadas”, disse.

Durante a solenidade, Camelí reforçou o caráter coletivo da conquista. “Gratidão a cada servidor do Estado. Somos uma equipe e, com o compromisso de todos, conseguimos fazer o melhor pelo nosso Acre. Saúde é vida, e devemos cuidar do bem mais precioso: o bem-estar do próximo”, concluiu o governador.