Governo do Acre participa de Conferência Nacional de Monitoração Eletrônica em São Luís

Acre

O Estado do Acre está sendo representado, na Conferência Nacional de Monitoração Eletrônica, realizada nesta terça-feira e quarta, 12 e 13, em São Luís (MA), pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O diretor da Divisão de Monitoramento Eletrônico do órgão, Vinícius D’Anzicourt, e a coordenadora da equipe multidisciplinar da divisão, Isabelle Pinho, participam do evento. A conferência é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (Seap/MA).

Iapen participa da Conferência Nacional de Monitoração Eletrônica em São Luís (MA). Foto: Seap/MA

Durante o evento, Isabelle Pinho atuou como mediadora da mesa “A importância das equipes multidisciplinares: um olhar além do controle”, que discutiu o papel estratégico de profissionais de diferentes áreas no acompanhamento das pessoas monitoradas, fortalecendo o caráter restaurativo e preventivo da medida.

Isabelle Pinho atuou como mediadora de mesa sobre equipes multidisciplinares. Foto: Seap/MA

As equipes multidisciplinares unem a precisão da tecnologia ao olhar humano e qualificado, garantindo que a monitoração eletrônica cumpra um papel restaurativo e preventivo, e não apenas punitivo. Para a coordenadora, a experiência foi enriquecedora. “O convite para o evento também representou o reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido na monitoração eletrônica do Acre, fruto do esforço integrado de profissionais comprometidos com a segurança pública e a reintegração social”, observou.

Diretor da Umep agradeceu a oportunidade. Foto: Seap/MA

Vinícius D’Anzicourt agradeceu a oportunidade.  “Eu quero agradecer ao governo do Acre e ao presidente do Iapen, o delegado Marcos Frank [Costa], por ofertar essa oportunidade de estarmos aqui com todos os diretores do Brasil, trocando experiências e contatos, fazendo network em relação à atividade de monitoração eletrônica e escutando palestrantes de alto nível, que contribuem para a gente aprimorar ainda mais as atividades da monitoração eletrônica”, disse.

Vinícius declarou a importância do aprimoramento nas atividades de monitoração eletrônica. Foto:  Seap/MA

A conferência integra as ações do Plano Nacional Pena Justa e visa fortalecer o uso estratégico da monitoração eletrônica como ferramenta de política penal. A participação do Acre reforça o compromisso do Estado com o aprimoramento das práticas e o intercâmbio de experiências que unem tecnologia, segurança pública e responsabilidade social.

Fonte: Governo AC