O Ministério dos Transportes instituiu, nesta terça-feira (1º), grupo de trabalho para avaliar a execução do contrato da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 1). A medida foi tomada após a empresa Bahia Ferrovias S.A (Bamin) anunciar o encerramento, em março de 2025, dos acordos de obras da estrada de ferro no trecho entre Uruçuca e Ilhéus, na Bahia.
O colegiado estará vigente pelos próximos 30 dias, com a missão de analisar o andamento do projeto e verificar as etapas concluídas pela empresa, bem como os próximos passos necessários para a continuidade do empreendimento.
“O grupo vai se reunir em encontros semanais, nos quais serão debatidos todos os pontos do contrato, inclusive levando o debate a órgãos de defesa da concorrência, às consultorias que estão estruturando o projeto e aos possíveis interessados no corredor ferroviário”, detalha o ministro dos Transportes em exercício, George Santoro.
Ao final dos trabalhos do grupo, do qual fazem parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Infra S.A., será elaborado um relatório que norteará os próximos passos do órgão. O trecho da Fiol é uma das prioridades do Governo Federal dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto prevê a ligação por meio de trilhos em 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios da Bahia.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes