Foram realizados atendimentos em cardiologia, ginecologia, ortopedia, oftalmologia, clínica geral e exames de imagens


A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou 1.552 atendimentos, presenciais e por Telessaúde, durante a 25ª edição do programa Governo Presente, neste sábado (1º/11), no Centro Integrado de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Regia Gomes do Livramento, no bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus. Durante a ação, promovida pelo Governo do Amazonas, também foram disponibilizados exames de imagem na Carreta da Saúde. A unidade móvel permanecerá no local até quarta-feira (05/11).
A SES-AM levou para a ação consultas médicas presenciais com oftalmologista e clínico geral, atendimentos por Telessaúde com cardiologista, ginecologista e ortopedista, além de aferição da pressão arterial e testes glicêmicos.
A secretaria ainda realizou exames de mamografia, ultrassonografia de abdômen total e superior, de tireoide, de próstata (via abdominal), do aparelho urinário, transvaginal e pélvica, oferecidos pela Carreta da Saúde, além das ações de prevenção promovidas pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou a importância dos serviços de saúde no Governo Presente. “Essa ação amplia a oferta de consultas com especialistas e exames de imagem, promovendo o cuidado integral e oportuno ao cidadão”, afirmou.


A paciente Jucilene da Silva, 45, realizou mamografia e ultrassonografia transvaginal na Carreta da Saúde e elogiou o atendimento. “Foi excelente, rápido e de qualidade. Essa ação é muito importante, porque nem todos conseguem pagar por esses exames na rede particular ou ir na unidade de saúde na semana, porque a maioria trabalha”, destacou.
Para a realização dos exames, é necessário apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico. Mulheres a partir de 40 anos não precisam de encaminhamento.
Balanço
Nas consultas em especialidades médicas, foram registrados 87 atendimentos em oftalmologia, 18 em clínica geral, 26 em ortopedia, 25 em ginecologia, 5 em cardiologia, totalizando 161 atendimentos. Além disso, foram realizados atendimentos pelo Sistema de Regulação e pela Ouvidoria do SUS. Na área de triagem, foram realizados 106 procedimentos de aferição de pressão arterial e 124 testes de glicemia, somando 230 atendimentos.
Na Carreta da Saúde, foram realizados 76 exames de imagem, sendo 60 de ultrassonografias e 16 mamografias.
Durante os atendimentos da Regulação, foram atendidos mais de 360 pacientes, com 12 agendados para o mutirão de cirurgias de catarata, realizado pelo Governo do Amazonas.

Vigilância em Saúde
A FVS-RCP promoveu ações de orientações de saúde e atividades educativas dirigidas à prevenção de doenças e promoção da saúde. Foram realizados 230 atendimentos de triagem e 415 testes rápidos para detecção de HIV, hepatites C e D, e sífilis. Também houve a distribuição de 18.250 mil preservativos, 3 mil géis lubrificantes e 50 autotestes.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a iniciativa possibilita a conexão da instituição com a população. “Nosso objetivo é fortalecer as ações de prevenção e ampliar o acesso a exames que possibilitam a detecção precoce de infecções sexualmente transmissíveis, como hepatites, HIV e sífilis”, avalia.

