O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) torna público o resultado de Pesquisa sobre Gestão de Riscos aplicada aos Museus Universitários.
O objetivo desta ação foi identificar os riscos mais frequentes para a gestão dos museus universitários e a salvaguarda de seus acervos e coleções, subsidiar as ações do instituto para esse importante segmento do setor museal brasileiro e compartilhar dados com pesquisadores na produção de indicadores para o aperfeiçoamento dos museus.
A pesquisa esteve disponível para preenchimento entre os dias 23 de maio e 11 de julho de 2025, com apoio da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários (RBCMU) em sua divulgação. Os resultados preliminares foram apresentados publicamente no dia 27 de agosto, durante o Seminário de Fiscalização Museal, parte da programação do 8º Fórum Permanente de Museus Universitários, realizado em Fortaleza (CE).
Ao todo, 124 museus universitários responderam à pesquisa. A distribuição das respostas por região geográfica refletiu a proporção de museus cadastrados no Ibram e de integrantes da RBCMU, o que confere representatividade nacional à amostra conforme imagem a seguir:
- Resultado da pesquisa
O questionário aplicado foi estruturado em quatro blocos temáticos:
1- Caracterização do Respondente;
2- Caracterização do Museu /Núcleo Museológico;
3- Identificação de Riscos/Conhecimento e Práticas Atuais; e
4- Recursos e Infraestrutura para Gestão de Riscos.
O Ibram permanece à disposição de pesquisadores, profissionais do setor e demais interessados para esclarecimentos sobre a pesquisa e seus resultados, por meio da Coordenação de Gestão de Riscos e Fiscalização Museal (COGEFIM).
telefones: (61) 3521-4428 / 4406 / 4254.
Fonte: Ministério da Cultura