Ibram lança seleção nacional de práticas acessíveis em museus e pontos de memória

Cultura

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abriu inscrições para a Seleção: Práticas Acessíveis em Museus e Pontos de Memória, iniciativa que busca identificar e dar visibilidade a experiências inovadoras de acessibilidade desenvolvidas em todo o país.

A chamada é parte da programação da Jornada Compartilhando Práticas Acessíveis, que será realizada no dia 24 de outubro de 2025, das 15h às 17h, em formato on-line.

As instituições selecionadas apresentarão suas iniciativas durante o evento, que marca o primeiro ano do Programa Acesse Museus e contará ainda com o lançamento da Cartilha Acesse Museus e da Memória de Criação do Programa.

Sobre a seleção

Podem participar da seleção museus públicos (federais, estaduais, distritais ou municipais), privados e pontos de memória certificados pelo Ibram. O objetivo é valorizar soluções que ampliem o acesso das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida aos espaços museais, fortalecendo a construção de ambientes inclusivos e democráticos.

Espera-se alcançar com essa ação o estímulo a incorporação de práticas acessíveis, o intercâmbio de experiências inovadoras e replicáveis e a valorização de profissionais, gestores e comunidades envolvidas na construção de ambientes museais acessíveis.

As instituições selecionadas apresentarão suas práticas no evento, conforme orientações que serão encaminhadas oportunamente. A apresentação no evento contará com certificadoAs inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro de 2025, pelo formulário eletrônico disponível em: forms.gle/5uUpTWEGErH4rEp87.

Fonte: Ministério da Cultura