O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza, no dia 12 de agosto, no Sesi Lab, em Brasília, o evento de lançamento do modelo de bibliotecas em museus do Ibram. A ação marca a consolidação de uma proposta construída coletivamente no âmbito do projeto “Bibliotecas em Museus: espaços de mediação e acesso à informação”, desenvolvido com recursos de emenda parlamentar.
O evento reunirá gestores, profissionais da cultura, da educação e da biblioteconomia, além de representantes de museus e de instituições parceiras, para apresentar publicamente o modelo e estimular o diálogo sobre a importância das bibliotecas como espaços estratégicos de acesso à informação, formação crítica e ampliação do papel social dos museus.
Para Dalton Martins, coordenador da Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram, o lançamento é um passo decisivo rumo à ampliação do acesso à informação:
“A importância do lançamento está em dar acesso à sociedade aos acervos bibliográficos disponíveis nas bibliotecas do Ibram, permitindo que as pessoas possam saber o que existe, onde se encontram e terem mais possibilidades de identificar conteúdos específicos de seus interesses que sequer sabiam que existia. Entendemos que é um resultado de uma maior democratização dos acervos dos museus do Ibram e que, dessa forma, o instituto avança no cumprimento de sua missão institucional”.
A Presidenta do Ibram, Fernanda Castro, também destaca o papel estratégico da iniciativa dentro do ecossistema informacional da instituição:
“O lançamento da Rede de Bibliotecas do Ibram representa mais um elemento no Ecossistema de Informações do setor museal. Além de integrar as bibliotecas de museus do Ibram, permite a interface de acervos bibliográficos, arquivísticos e museológicos, facilitando a gestão dos acervos, a pesquisa e sua extroversão para o público”.
Fruto de um processo colaborativo, o modelo foi elaborado com base em diagnóstico participativo, escuta ativa e intercâmbio com bibliotecas de museus do Brasil e do exterior. A proposta é adaptável a diferentes perfis institucionais e será apresentada no lançamento.
A iniciativa integra os esforços do Ibram para fortalecer o papel educativo, formativo e cidadão dos museus brasileiros, alinhando-se às políticas públicas de incentivo à leitura, democratização do conhecimento e valorização da memória.
Serviço
Lançamento do Modelo de Bibliotecas em Museus do Ibram
🗓️ 12 de agosto
📍 Sesi Lab – Brasília
🕘 9h
Fonte: Ministério da Cultura