Nesta terça-feira (22/07), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), disponibilizou a relação de candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) aptos a receberem a pontuação referente às ações afirmativas previstas no Edital do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural – Ampla Concorrência – 2025, em seus itens 11 e 15.4, após os procedimentos de verificação do conteúdo da autodeclaração (heteroidentificação).
Confira a lista de candidatos selecionados para a etapa de heteroidentificação.
O prazo para envio de esclarecimentos e/ou recursos vai até o dia 23/05. As manifestações devem ser encaminhadas para o e-mail: mestrado.selecao@iphan.gov.br, cujo recebimento será confirmado por mensagem eletrônica dentro do prazo estabelecido no calendário do processo seletivo.
Além da lista de candidatos aptos para esta etapa, também foram divulgadas as informações de currículo dos integrantes da Comissão de Heteroidentificação, conforme o item 15.4 do Edital Iphan n.º 1/2025.
Confira o currículo dos integrantes da comissão de heteroidentificação.
O Mestrado Profissional do Iphan
O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural é uma das áreas vinculadas ao Centro Lucio Costa (CLC). O Programa prioriza a formação de alunos, de modo interdisciplinar, para atuação no campo da preservação do Patrimônio Cultural, considerando a diversidade de disciplinas, questões e objetos envolvidos, assim como as particularidades regionais.
Além de coordenar as atividades do Mestrado Profissional, o CLC também atua no campo de Ações Formativas e Pesquisa, assim como no Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio, um Centro de Categoria II, sob os cuidados da Unesco. Mais informações: mestrado.selecao@iphan.gov.br ou Página do Mestrado Profissional do CLC.
Edital 2025 do Mestrado Profissional para ampla concorrência
Fonte: Ministério da Cultura