Iphan divulga resultado final do processo seletivo de ampla concorrência ao Mestrado Profissional – Vagas Prioritárias

Cultura

Nesta quinta-feira (7), por meio de publicação no Diário Oficial da União, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgou o resultado final referente ao processo seletivo do Edital de ampla concorrência ao Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural de 2025 – Vagas Prioritárias. 

Os candidatos selecionados em primeiro lugar deverão entrar em contato com a Coordenação do Mestrado para manifestarem o interesse ou não em assumir a vaga. As manifestações devem ser enviadas para o e-mail mestrado.selecao@iphan.gov.br, imediatamente. Em caso de desistência, poderá ser convocado até o terceiro colocado para o preenchimento da vaga.  

Conforme o resultado final, a vaga da Superintendência do Iphan em Pernambuco não foi preenchida, justificando a abertura de uma vaga reserva, a da Superintendência do Iphan no Maranhão. O processo seletivo dessa vaga vai seguir os mesmos procedimentos das vagas prioritárias, de acordo com o calendário previsto na 3ª Retificação do Edital de Seleção (item 16.2).  

O início das atividades supervisionadas do Mestrado nas unidades do Iphan para as quais os candidatos selecionados se inscreveram está previsto para o dia 1º de outubro de 2025.   

Mestrado  

O Mestrado Profissional é destinado à formação de profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do Patrimônio Cultural. Associado às práticas de preservação, à pesquisa e ao aprendizado teórico-metodológico, o curso tem como objetivo ligar as práticas de preservação nas unidades da Instituição, distribuídas em todo território nacional. 

Fonte: Ministério da Cultura