Mapa participa de workshop sobre Sistemas de Referência para a Restauração Ecológica e Produtiva na Amazônia

Agronegócio

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDI/Mapa), Pedro Neto, participou na quarta-feira (14), em Brasília (DF), do workshop “Sistemas de Referência para a Restauração Ecológica e Produtiva na Amazônia: contribuições para políticas públicas e NDC do Brasil para 2035”.

Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a agência de cooperação alemã, Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), o evento reuniu, nos dias 14 e 15 de maio, gestores públicos e do setor privado, técnicos e pesquisadores para discutir a formulação de políticas públicas e parcerias que auxiliem os produtores rurais com o processo de preservação e restauração florestal, a partir dos sistemas de referência ecológicos, produtivos e econômicos.

O secretário da SDI ressaltou a forma acelerada com que o governo brasileiro tem retomado e fortalecido grandes políticas de enfrentamento às questões de mudança no clima e o quanto a iniciativa do workshop, que agrega diferentes representações institucionais, pode contribuir para uma restauração ecológica e produtiva na Amazônia, a partir da transversalidade de ações. “O que está sendo construído ao longo desse curto tempo é isso, uma retomada forte, efetiva, ousada, difícil de fazer, mas as entregas estão acontecendo”.

Neto destacou que a agropecuária brasileira terá lugar de fala na COP 30, com “Espaço Agrozone”, que será instalado na Embrapa Amazonia Oriental, em Belém (PA). Contudo, reforçou que mais do que ter lugar de fala, o Brasil terá o que mostrar ao mundo. “Nossas políticas de enfrentamento às questões climáticas, a transparência no monitoramento dos impactos ambientais e os resultados obtido com os planos setoriais vão trazer, o Brasil para uma posição de destaque nessa Conferência”, afirmou.

Participaram da abertura, o secretário de Governança Fundiária e Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Moisés Savian, a secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Rita Mesquita, o superintendente de Meio Ambiente e Gestão do Fundo Amazônia do BNDES, Namil Kadri, o conselheiro para Alimentação e Agricultura da Embaixada da Alemanha, Roland Mohr, o diretor de Regularização Ambiental Rural do Serviço Florestal Brasileiro, Marcus Vinicius Alves, a diretora Executiva de Negócios da Embrapa, Ana Euler, a diretora executiva de Administração da Embrapa, Selma Beltrão, a diretora Programática do iCS, Thais Ferraz e a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Vânia Pinto.

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária