O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 2/2025, que tem por objetivo definir os critérios de alocação das 440 vagas oferecidas no Concurso Público Nacional Único (CPNU) para os cargos de auditores fiscais agropecuários, agentes de atividades agropecuárias e de inspeção sanitária e industrial de Produtos de Origem Animal, e técnicos de laboratório.
Os candidatos aprovados terão direito a escolha na ordem da sua colocação na classificação de ampla concorrência para o cargo e especialidade divulgada no no Edital de homologação do resultado final por Bloco do CPNU, com alternância proporcional da classificação de pessoas com deficiência e classificação entre candidatos negros.
Os candidatos deverão manifestar sua preferência quanto às vagas, por meio do formulário eletrônico. O prazo para manifestação de preferências será de cinco dias corridos a partir da publicação do Edital. Os candidatos aprovados deverão manifestar suas opções registrando seu CPF e um e-mail.
A publicação ainda apresenta que caso o aprovado resida em uma das cidades da lista de opções, esta poderá ser a primeira opção na escolha de localidade, mas a ordem da fila prevalecerá para definição do direito de ocupação das vagas disponíveis.
O Mapa publicará no DOU o resultado preliminar com a lista dos candidatos e a localidade para a qual foram distribuídos de acordo com a ordem de classificação com alternância proporcional e a ordem de preferências indicadas pelo candidato, manifesta no formulário, no prazo de até três dias corridos após o encerramento do prazo de manifestação.
Cabe esclarecer que este Edital não trata de nomeação dos candidatos aprovados, mas somente da distribuição das vagas para futura nomeação.
Para o cargo de auditor fiscal agropecuário, provenientes do edital nº 03/2024 do bloco 3 do CNU as escolhas são para os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.
Já para os cargos provenientes do edital nº 08/2024 do bloco 8 do CNU que são as vagas para os cargos de nível técnico as vagas são para os 26 estados e Distrito Federal.
Confira a lista dos aprovados e a lista dos municípios para cada vaga aqui.