Municípios como Cruzeiro do Sul (AC), Carauari (AM) e Ipixuna (AM) estão entre os beneficiados
Foto: Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil iniciou, em 21 de janeiro, a Operação Acre, mobilizando o Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” para atender comunidades ribeirinhas e indígenas em regiões remotas do Amazonas e do Acre. A ação, em paréstese com o Ministério da Saúde, percorrerá o Rio Juruá e afluentes por quatro meses, oferecendo serviços médicos e odontológicos a cerca de 20 mil pessoas.
Com uma equipe de 80 militares, incluindo 16 profissionais de saúde, o navio-hospital realizará consultas, exames laboratoriais, cirurgias de pequeno porte, mamografias, vacinação e distribuição de medicamentos gratuitos. Municípios como Cruzeiro do Sul (AC), Carauari (AM) e Ipixuna (AM) estão entre os beneficiados.
Para garantir acesso a áreas de difícil navegação, quatro lanchas de apoio serão utilizadas, ampliando o alcance da missão. A estrutura do navio inclui equipamentos como raio-X com tecnologia digital e comunicação por satélite, recursos que permitem diagnósticos precisos mesmo em locais isolados.
A Operação Acre reforça o papel estratégico da Marinha na Amazônia, onde a falta de acesso a serviços básicos é um desafio histórico. Segundo a Agência Marinha de Notícias, a iniciativa já atracou em Cruzeiro do Sul, primeira parada da jornada, e seguirá até abril, atendendo também Porto Walter (AC) e Marechal Thaumaturgo (AC), entre outras localidades.
A ação representa um dos maiores esforços recentes para reduzir desigualdades na região, onde o transporte fluvial é, muitas vezes, a única ligação com o exterior.