MDS abre consulta pública para Plano de Ação Ministerial de Governo Aberto

Geral

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) abriu uma consulta pública para a elaboração do Plano de Ação Ministerial de Governo Aberto. A consulta está disponível na plataforma Participa + Brasil até o dia 8 de agosto, e tem como objetivo ouvir a sociedade civil na definição dos temas prioritários que vão compor o documento.

Neste momento, a pasta procura receber contribuições relacionadas a temas que ampliem a transparência, o acesso à informação, a melhoria na prestação de serviços públicos e o fortalecimento da integridade, voltados às ações executadas pelo MDS.

Esta é uma etapa importante do processo de construção do Plano, que será elaborado de forma colaborativa entre o MDS e representantes da sociedade civil. A participação da população é uma forma de garantir que as estratégias estejam de acordo com as reais demandas da sociedade, ampliando a transparência, participação social e a responsabilidade pública nas ações do ministério.

O MDS reforça a necessidade da contribuição da sociedade nesse processo e convida todos os interessados a acessarem a consulta pública, participarem com sugestões e se engajarem na construção de uma gestão pública mais aberta, eficaz e conectada com as necessidades da população.

Exemplos de temas de Governo Aberto podem ser visualizados na planilha de temas consolidados da Controladoria-Geral da União (CGU) para compor o 6° Plano de Ação Brasileiro para Governo Aberto.

Assessoria de Comunicação – MDS 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome