Em dois anos, o Governo do Brasil tirou o país do Mapa da Fome, reduzindo a insegurança alimentar para menos de 2,5%. Nesta terça-feira (23.09), as decisões políticas que contribuíram para essa conquista foram abordadas no Encontro de Alto Nível sobre Políticas Públicas de Proteção Social, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em Havana, Cuba.
A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, apresentou o caminho trilhado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). No evento, falou sobre um conjunto de iniciativas para diminuição das vulnerabilidades, estímulo ao emprego e renda, apoio à agricultura familiar, fortalecimento da alimentação escolar e acesso à alimentação saudável.
Entre as estratégias do governo brasileiro, a secretária enfatizou a atuação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e do Plano Brasil Sem Fome. As ações integram políticas públicas de garantia ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) de forma intersetorial, com participação social e ações descentralizadas.
“Destacamos aqui a importância da política econômica que gerou crescimento e emprego, o Plano Brasil Sem Fome, a Estratégia Alimenta Cidades e toda a política para produção e acesso a alimentos adequados e saudáveis”, afirmou a secretária. “A intenção desse encontro é fortalecer a cooperação entre Brasil e Cuba e, assim, ter políticas mais fortes para garantir o direito humano a alimentação dos dois países”, completou.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, participou da atividade. Também estiveram presentes o primeiro-ministro de Cuba, Manuel Marrero Cruz; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira; o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ruy Pereira; o coordenador sub-regional da FAO para a Mesoamérica e Representante dos Escritórios da FAO no Panamá e Costa Rica, Adoniram Sánchez Peraci; e o embaixador do Brasil em Cuba, Christian Vargas.
Encontro de Alto Nível
Ao promover a troca de experiências exitosas no contexto da proteção social e segurança alimentar, o evento pretende aproximar as autoridades cubanas das políticas brasileiras nessas áreas, em momento que Cuba trabalha na focalização de ações para atender a população mais vulnerável.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome