MDS e Insper promovem curso sobre a superação da pobreza por meio da inclusão produtiva

Geral

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), promove curso para gestores sobre a superação da pobreza por meio da inclusão produtiva, em Brasília. O primeiro dia de atividades foi nesta segunda-feira (25.08) e contou com a presença do ministro Wellington Dias, de secretários das pastas e de gestores de diversos municípios brasileiros. 

“Dos desafios da humanidade, a superação da pobreza é o maior deles. Ao longo do tempo, vemos a prioridade deste assunto. Esta parceria com o Insper me animou muito para debatermos o assunto e prepararmos os gestores para lidarem com isso”, argumenta o titular do MDS.

Dias também enfatizou o papel do Cadastro Único que foi atualizado e modernizado para mapear as condições vividas pelos brasileiros em vulnerabilidade social. “O cadastro é a ferramenta que nos permite seguir um caminho mais eficiente e chegar até quem realmente precisa”, afirmou.

A finalidade do curso é pensar e debater estratégias para a superação da pobreza, capacitando gestores para desenvolver iniciativas que combatam desigualdades, compreendendo as características da pobreza no Brasil e as barreiras para superação.

A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, destacou a parceria com o Insper e citou a vitória do Brasil ao sair do Mapa da Fome. “Agradeço muito essa parceria com o Insper, a gente faz esse curso ainda muito próximo da saída do Brasil do Mapa da Fome, e não saímos do Mapa da Fome à toa, nós temos políticas muito efetivas de superação da pobreza e do combate à fome”, lembrou.

A secretária também destacou as ações do Plano Brasil sem Fome na reconstrução das políticas sociais que combatem as desigualdades. “O Brasil sem Fome tem a característica de recuperar programas efetivos de combate à fome que haviam sido desmontados, mas também pensa em novas estratégias para superar esse desafio”, concluiu.

O curso será finalizado nesta terça-feira (26.08), com diversas atividades voltadas às estratégias de combate à fome que poderão ser aplicadas em todo território. 

Assessoria de Comunicação – MDS

 

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome